Alerj realiza fórum para debater mobilidade e tecnologia nesta segunda

Para conhecer os projetos da Secretaria de Estado de Transportes e a interface destes com a tecnologia, o Fórum de Desenvolvimento do Riorealiza nesta segunda (28/03), às 9h, o debate “Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transporte. Evento reunirá parlamentares, gestores, especialistas e empresários.

Evento reunirá parlamentares, gestores, especialistas e empresários para debater formas de tornar cidades mais inteligentes e sustentáveis

 

Até 2016, estão previstos investimentos de até R$ 13 bilhões em infraestrutura de Transportes para atender às exigências da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Para conhecer os projetos da Secretaria de Estado de Transportes e a interface destes com a tecnologia, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho – que reúne a Alerj e mais 33 entidades da sociedade civil e universidades – realiza nesta segunda-feira (28/03), às 9h, o debate “Cidades Sustentáveis e Sistemas Inteligentes de Transportes”. “Nos próximos anos a cidade do Rio e o estado estarão sob os olhares atentos do mundo. Esta é a oportunidade que temos para entregar para os cidadãos e turistas uma cidade melhor, que faça uso inteligente de seus recursos. O objetivo deste evento é aproximar o setor de tecnologia da informação e o de transportes. Para termos em 2016 cidades inteligentes precisamos avançar nesta área da mobilidade. Por isso iniciamos nosso debate sobre legado dos megaeventos com este tema”, explica o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo (PMDB).

 

O encontro propõe reunir representantes dos poderes executivo e legislativo, além dos setores de tecnologia da informação, de transportes e de turismo, para juntos construírem soluções sustentáveis que possam servir como modelo a ser replicado nos 92 municípios do Rio de Janeiro. "O setor de transportes está se mostrando um pioneiro no sentido de realizar seu serviço de forma ecologicamente consciente. No estado do Rio estamos investindo fortemente em modais não poluentes. Assim como os trens e metrôs, que circulam à base de energia elétrica, estamos testando na frota de ônibus do Rio uma série de combustíveis limpos como gás, biodiesel e eletricidade", afirmou o secretário estadual de Transportes Julio Lopes, que participará do encontro.

 

Além de reduzir as emissões de poluentes, outro fator crítico na questão da mobilidade e da sustentabilidade é o aumento da eficiência e a diminuição do tempo de deslocamento dos cidadãos. Neste sentido, a tecnologia pode ser uma ótima aliada. Segundo o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), Ilan Goldman, o potencial de desenvolvimento de aplicativos para facilitar a mobilidade no estado é enorme. A opinião é endossada pelo diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (Seprorj), Alberto Blois. “Temos um contingente enorme de informações sendo produzidas diariamente pelo estado e pela cidade. O Centro de Operações do Rio é um exemplo disso. Na medida em que as empresas de software têm acesso a elas, podem desenvolver aplicativos que distribuam esta informação e a disseminem pelas redes”, ressalta. Participarão como painelistas o secretário de Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório; o presidente da Fetranspor, Lelis Teixeira; o presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, o  presidente da Supervia, Carlos José da Cunha, o professor da Coppe/UFRJ, Paulo Cezar Ribeiro, e a representante do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Lia Lombardi.

 

PROGRAMAÇÃO


8h30: CREDENCIAMENTO


9h - 11h30: AÇÕES DO ESTADO, PREFEITURA DO RIO E PROJETOS PARA MELHORIA DOS TRANSPORTES

Palestrantes:

Deputado Luiz Paulo; Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes; Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório; Presidente da Fetranspor, Lelis Teixeira; Presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa; Presidente da Supervia, Carlos José da Cunha.


11h30: POTENCIAIS E COMPETÊNCIAS DA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO AO USUÁRIO

 Palestrantes: Presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, Ilan Goldman e o Diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro, Alberto Blois.


12h: O CONCEITO DE ITS: SOLUÇÕES DESEJÁVEIS PARA A CIDADE DO RIO E O ESTADO

Palestrante: Paulo Cezar Ribeiro, professor da Coppe/UFRJ


12h30: SUSTENTABILIDADE NO SETOR DE TRANSPORTES E LEGADO DOS MEGAEVENTOS

Palestrante: Lia Lombardi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável


13h: ENCERRAMENTO