Teresópolis sediará fórum sobre recuperação econômica da Região Serrana

Apresentar a agenda de ações para retomada da economia da Região Serrana do Rio. É este o foco do evento “Recuperação Econômica dos Municípios da Região Serrana”, que reunirá a Alerj, as 32 entidades que compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, e os governos estadual e municipais. Marcado para esta sexta-feira (18/03), às 9h, no Hotel Alpina, em Teresópolis, e evento irá apresentar, ainda a proposta do Consórcio Intermunicipal Serra Carioca, entidade criada para integrar a necessidade dos municípios locais, principalmente os três mais afetados pelas chuvas no início do ano: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. “A Alerj tem acompanhado desde o primeiro momento os desdobramentos deste, que é considerado o maior desastre ambiental do estado. Este fórum se soma às ações já empreendidas, criando sinergia e servindo como um espaço para prestação de contas e alinhamento de ações, na medida em que reunimos o Governo, a Universidade e as instituições da sociedade civil organizada”, explica o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo (PMDB).

Na parte da manhã, estão previstas a instalação do Fórum, com a presença de representantes do Poder Legislativo, da UERJ, da Firjan, da Fecomercio, do Sebrae-RJ, da Faerj, além dos secretários de Agricultura, Christino Áureo, de Planejamento, Sérgio Ruy. Às 11h, Sebrae-RJ e Sebrae Nacional assinam um termo de compromisso com a recuperação econômica da Região Serrana que trata da liberação de R$ 6 milhões para ajudar os municípios atingidos pelas chuvas com ações de curto e médio prazos. Cerca de 12.500 pequenas empresas receberão benefícios para que possam retomar suas atividades até dezembro deste ano. Em seguida, os sete prefeitos da região apresentam o consórcio intermunicipal Serra Carioca.

Após o almoço, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito criada pela Alerj para apurar o desastre da Região Serrana, deputado Luiz Paulo (PSDB), fará uma palestra sobre a agenda da comissão e o presidente da Emop, Icaro Moreno, detalhará a agenda do Governo. Está prevista, ainda, uma série de palestras sobre as ações desenvolvidas pelas entidades e peloas secretarias de estado direcionadas aos empresários e produtores rurais.

Nestas palestras será apresentado o que está sendo feito e de que forma podem ser acessadas as linhas de crédito e programas previstos. Para o relator da CPI criada para apurar as tragédias da Serra, deputado Nilton Salomão (PT), a presença da Alerj é de extrema importância para mostrar sua participação nesse processo de recuperação das cidades.  “A presença do Fórum na Região Serrana é uma decisão importante da Assembleia porque mostra à sociedade como os diversos agente públicos e a sociedade civil estão se organizando para dar conta das demandas que surgiram após o acidente”, afirmou o deputado. O Hotel Alpina fica na Avenida Cândido Portinari, 837.

Confira a programação:

“RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA”
18 de março- sexta-feira, 9h
Hotel Alpina -Teresópolis

9h –11h30: INSTALAÇÃO DO FÓRUM

Comporão a mesa: Presidente da Alerj, Deputado Paulo Melo, Deputado Nilton Salomão, reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, Secretário de Planejamento, Sergio Ruy, Secretario de Agricultura, Christino Aureo, Subsecretario Geral de Estado de Fazenda, Paulo Tafner,  Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela, Subsecretário de Estado de Turismo, Audir Santana,  Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, Jésus Mendes Costa, Presidente Faerj, Rodolfo Tavares, Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, Superintendente do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez, Presidente da Comissão Empresarial Municipal da Firjan, Helio Neves, Presidente do Sincomércio de Teresópolis e Diretor da Fecomércio, Igor Edelstein de Oliveira.

11h- ASSINATURA DO DOCUMENTO DE COMPROMISSO DO SEBRAE NACIONAL E SEBRAE-RJ DESTINANDO RECURSOS PARA A RECUPERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

11h30- AÇÕES DE IMPLANTAÇÃO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL SERRA CARIOCA

Comporão a mesa: Prefeitos Jorge Mário  (Teresópolis), Dermeval Barbosa (Nova Friburgo), Paulo Roberto Mustrangi de Oliveira (Petrópolis), Paulo Vieira de Barros (Bom Jardim), Laerte Calil de Freitas (Areal), Juarez Gonçalves Corguinha (Sumidouro), Adilson Faraco Brugger de Oliveira (São José do Vale do Rio Preto).

13h às 15h- ALMOÇO LIVRE

15h- AGENDA DO GOVERNO E DO LEGISLATIVO: COORDENAÇÃO DE AÇÕES E FISCALIZAÇÃO
Palestrantes: Presidente da EMOP, Icaro Moreno Junior, e o presidente da CPI da Região Serrana, deputado Luiz Paulo

15h30- RECONSTRUÇÃO DA ECONOMIA ATRAVÉS DO TURISMO: PROMOÇÃO DE DESTINOS DA SERRA E CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS INTEGRADOS