Rio em Foco aborda o potencial econômico do Carnaval

O Carnaval é uma manifestação cultural e artística que gera empregos e renda, contudo seu potencial econômico vai além do status de atração turística. Para discutir a cadeia produtiva do Carnaval, o programa Rio em Foco que será transmitido na próxima segunda-feira (15/2) reuniu quatro especialistas ligados a esta indústria.

Na semana do Canaval, o Fórum de Desenvolvimento do Rio irá pautar o debate do Rio em Foco no potencial econômico da festa e nas alternativas que podem ser construídas para trazer mais divisas para quem trabalha na produção deste mega evento. No programa, gravado em 2010 e que será reprisado na segunda-feira (07/03), às 22h, na TV Alerj, o presidente do Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), ministro João Paulo dos Reis Velloso, o economista Luiz Carlos Prestes Filho, o especialista em Carnaval, Carlos Monte, e a gerente da área de Economia Criativa do Sebrae-RJ, Heliana Marinho, identificam os potenciais e os entraves que impedem a organização de uma estrutura capaz de gerar renda permanente para quem vive da festa mais popular do País.

Também são mostrados no programa os resultados de uma pesquisa que mapeou a cadeia produtiva da economia do Carnaval, patrocinada pelo Sebrae-RJ, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Ecad e pelo Governo do estado."Embora a cultura e entretenimento sejam os novos pilares do desenvolvimento, o Rio não trabalha adequadamente o seu potencial como exportador de bens e serviços. O problema é que cultura não aparece como produto de exportação na balança comercial e, portanto empresas do setor privado não geram incentivo para área”, explicou Luiz Carlos Prestes, responsável pela pesquisa. De acordo com Prestes, o recorte escolhido foram as bordadeiras de Barra Mansa, cujo trabalho representa 4,47% do PIB da cidade. 

As alternativas para combater a informalidade nas relações trabalhistas estabelecidas para a produção deste mega evento também são analisadas. Na reportagem, são mostrados aderecistas, escultores e serralheiros, entre outras ocupações, que trabalham temporariamente nos barracões e buscam complementar a renda no restante do ano com outras atividades. Segundo o ministro João Paulo dos Reis Velloso, a solução para a informalidade é o aumento da oferta de empregos gerada por uma política de crescimento e desenvolvimento econômico. “A aplicação do conceito de responsabilidade cultural é um recurso que pode ampliar a visibilidade do setor junto ao empresariado”, sugeriu Velloso.

Para transformar o evento foram apontadas a necessidade de aprofundar o debate e ir além dos direitos autorais, avançando também para o direito de imagem, por exemplo. "O que observamos é que nem as escolas de samba nem os blocos possuem direito sobre suas marcas porque elas não são registradas no INPI", afirma Prestes. Para Monte, "um passista importante faz o um show e fica com a impressão que conseguiu fazê-lo porque apareceu no desfile da escola de samba. Ele não tem a percepção de que está exercendo a sua arte, emprestando sua imagem ao espetáculo e, portanto tem todo o direito de ser remunerado.”

SOBRE O RIO EM FOCO

O Rio em Foco é um programa semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, com reprises aos sábados, 17h, e domingos, 20h.  Quem quiser assistir os programas passados e o atual pode também acessar o site oficial do programa www.rioemfoco.rj.gov.br. O programa é apresentado pela secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha. Para saber em que canais a TV Alerj pode ser sintonizada no estado do Rio, basta acessar o site www.tvalerj.tv/Sintonia.do