Força-tarefa capitaneada pelo estado está ajudando municípios afetados pelas chuvas

Na segunda semana de fevereiro, o Governo Estadual e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) assinaram convênio para a criação do Plano Estratégico para a Reconstrução da Infraestrutura e Recuperação Econômica da Região Centro-Norte e Serrana do Rio. Desde que os desastres atingiram alguns dos municípios do Rio de Janeiro, o Governo Estadual e as entidades da sociedade civil vem se mobilizando para fechar acordos e acelerar a reestruturação da economia dos municípios afetados.

O convênio, que estabelece plano de trabalho para Nova Friburgo, Teresópolis, Bom Jardim, Petrópolis, Areal, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, terá duração de um ano, com possibilidade de prorrogação. Dentro das ações previstas está a contratação de profissionais que serão responsáveis por realizar um diagnóstico das áreas atingidas e o desenvolvimento de estudos e laudos, visando à prevenção de novas tragédias.

O Governo federal também está agindo e instalou pontes provisórias na região. Petrópolis e Teresópolis receberam pontes e Bom Jardim uma passagem de pedestres perto da estrutura temporária montada pelo Exército. Em alguns locais, a implantação dessas estruturas é essencial para o escoamento dos hortifrutigranjeiros da parte rural e para os bairros e outros municípios.

Além disso, novas parcerias visando ao atendimento às famílias da família rural estão sendo fechadas. A Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos planeja trabalho de inclusão dos produtores em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. O projeto ocorre em conjunto com as secretarias municipais e prefeituras para que o trabalho rural possa voltar à normalidade o mais rápido possível.

As ações vão incluir as famílias no aluguel social e nos programas de reestruturação econômica das pequenas propriedades. “Além do aluguel, as famílias receberão kit com móveis e eletrodomésticos”, explicou Rodrigo Neves, secretário de Assistência Social. Essas ações servirão de base para o programa realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura. ”Já estamos na região com maquinário, reconstruindo e recuperando as estradas”, explicou Christino Áureo, secretário de agricultura.

Foi também criada, pela Alerj, uma comissão externa para acompanhar as ações governamentais que estão sendo implementadas na região serrana do Rio de Janeiro. A comissão deverá fazer um mapeamento da população atingida.