Agenda da sustentabilidade para as próximas décadas será lançada em março no Rio

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) promove no dia 1º de março, das 10 às 12h, na sede do Sebrae RJ, um debate sobre a agenda da sustentabilidade no Brasil e no mundo a partir do relatório “Visão 2050 - uma nova agenda para as empresas”.

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) promove no dia 1º de março,  das 10 às 12h, na sede do Sebrae RJ, um debate sobre a agenda da sustentabilidade no Brasil e no mundo a partir do relatório “Visão 2050 - uma nova agenda para as empresas”. Na ocasião será realizada concomitantemente a primeira reunião  de 2011 da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável, do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio. Além da CEBDS, outras 17 entidades, entre elas universidades do estado, compõem a câmara de Desenvolvimento Sustentável do Fórum.

O Visão 2050 foi elaborado pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) em parceria com 29 empresas globais e traça um panorama sobre o que é preciso fazer nas próximas décadas para que o mundo chegue a 2050 com qualidade de vida e sem comprometer as futuras gerações. O documento orienta o planejamento das empresas diante da chamada economia verde, um tema-chave da Conferência da ONU, que quer discutir ainda os instrumentos que possam garantir a implementação de um novo modelo de desenvolvimento. O Sustentável 2011 está sendo construído sobre esses dois pilares, Visão 2050 e Rio +20. A proposta é fazer a versão brasileira do Visão com a elaboração de uma agenda brasileira de sustentabilidade a ser entregue durante a Rio +20 com os compromissos das empresas e do país para um Brasil sustentável nos próximos 40 anos.  

No encontro, a presidente do CEBDS, Marina Grossi, vai receber a pesquisadora Suzana Kahn, indicada para a Subsecretaria de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro, e convidados, para um debate sobre a importância dessa agenda comum entre empresas, governo e sociedade nesse início de década crucial para a sustentabilidade. “Temos notado uma forte tendência das empresas por mecanismos que possam medir o que ainda não tem valor contabilizado, como a biodiversidade, as florestas, o vento, o sol, a terra boa para plantio. Sem uma visão integrada, como a que o Visão nos oferece o Brasil não será capaz de estar entre os líderes da corrida verde”, afirmou Marina Grossi.  

Este lançamento é parte da preparação do CEBDS e da cidade do Rio de Janeiro para a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável e o Meio Ambiente, a Rio + 20, e para o 4º Congresso Internacional Sustentável, que o CEBDS promove em 2011, no Píer Mauá, também no Rio.

O Sebrae fica na Rua Santa Luzia, 685, 9º andar, Centro do Rio de Janeiro Confirmação de presença pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 2483 2258 falar com Phelipe Coutinho.