Sebrae-RJ abre oportunidades para empresas do setor de tecnologia da informação

Nessa quinta feira (27/01) empresários do setor deTecnologia da Informação (TI) do estado do Rio se reuniram para conhecer as oportunidades que estão sendo abertas a partir da realização da Copa do Mundo em 2014.

Nessa quinta feira (27/01) empresários do setor deTecnologia da Informação (TI) do estado do Rio se reuniram para conhecer as oportunidades que estão sendo abertas a partir da realização da Copa do Mundo em 2014. Durante a reunião, organizada pela Riosoft, foi debatida a importância da área e como ela pode se preparar e se desenvolver com a chegada deste grande evento esportivo. “O crescimento da demanda virá acompanhado de um aumento do nível de exigência e as micro e pequenas empresas terão que melhorar o processo de gestão para atuar num ambiente cada vez mais competitivo”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Durante o encontro foi distribuído um questionário aos empresários para avaliar as expectativas que eles têm em relação às oportunidades para as micro e pequenas empresas.Também foi apresentado o projeto Sebrae na Copa, que tem como objetivo capacitar 2,5 mil empresas no estado e prepará-las para as oportunidades que estão se abrindo no mercado a partir deste mega evento.“Não será só diretamente nos jogos que se verá benefício, mas também no que envolve os eventos. Por exemplo, um fabricante de vidro. Ele venderá para aqueles que constroem as estruturas. O vidro normalmente é um material comprado no próprio local, já que é caro e difícil de transportar. Esse é um exemplo, mas haverão inúmeras oportunidades”, explica o professor Roberto Pascarella da FGV, responsável pelo mapeamento das oportunidades para cada setor.

Além do setor de TI, estão sendo mapeadas e sensibilizadas no estado empresas ligadas a Comércio, Turismo, Serviços, Construção Civil e Cultura/Entretenimento. Ao ingressar no projeto, as empresas preenchem um questionário que avalia seu potencial de competitividade. A partir daí é montado um plano de desenvolvimento industrial, que indicará os caminhos e as melhorias necessárias para o mercado que se abrirá. Fora isso, são realizados cursos, consultorias, feiras de negócios, palestras e orientação especializada.

Em 15 dias entrará no ar o site do projeto de mapeamento que disponibilizará informações e um espaço para cadastramento das pequenas e médias empresas que queiram participar do projeto. Por enquanto, quem quiser tirar dúvidas e entrar em contato com o Sebrae-RJ, o atendimento é feito pelo número 0800-5700800.