Forsoft forma sua primeira turma e comemora sucesso

Com sua primeira turma se formando nesta terça-feira (25/1), o projeto Forsoft- uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia com apoio da ACRJ- é um sucesso. Voltado para jovens de até 24 anos, a iniciativa visa a formação dos mesmos na área de programação. O Forsoft garante a inclusão de pelo menos 30% destes jovens no mercado de trabalho de TI, através das empresas madrinhas, que se comprometem com esta meta no início do projeto e acompanham o andamento de toda a capacitação.

O curso oferecido tem duração de 6 meses e carga horária de 20h semanais, de segunda a sexta de 14h às 18h. Além das aulas de programação, o aluno aprende inglês técnico e tem apoio de vale transporte e vale refeição - dados pelas empresas madrinhas. Dentro do programa também são feitas palestras e visitas às firmas. Ao final dos seis meses, cada empresa traz seu próprio processo de seleção final e absorve os estudantes com melhor desempenho.

Com o término de 2010 o resultado foi melhor do que o esperado, com as empresas vinculadas absorvendo mais do que o combinado. “As empresas gostaram muito, empregaram além da quota mínima de 30%, vão fazer outro em 2011”, explica Ricardo Saur, coordenador do projeto.

Com oito empresas madrinhas no ano de 2010, o projeto espera que esse número aumente. “Foi uma boa experiência, tanto que iremos repeti-la na próxima edição do projeto. Vale a pena os empresários darem atenção a esta iniciativa, pois pode ser uma das chaves para resolver o problema de mão de obra que temos no setor de TI”, explica Sérgio Oehler, sócio da True Systems.

As empresas que participaram em 2010 : MJV, Acol, BRQ, Totvs, Módulo, Task, TrueSystems e Sofis

Para se inscrever o candidato deve ter nível médio e no máximo 24 anos. O cadastro é feito no site da prefeitura.