Seminário vai aprofundar debate sobre sistemas inteligentes de transporte e uso da tecnologia

Informações sobre as ações dos governos estadual e municipal no que tange aos projetos de mobilidade urbana e infraestrutura e definir ações concretas para tornar o sistema de transporte mais eficiente será tratado no seminário que está sendo organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio.

Fornecer informações sobre as ações dos Governos estadual e municipal no que tange aos projetos de mobilidade urbana e infraestrutura e definir ações concretas para tornar o sistema de transporte mais eficiente. Este será um dos pontos a serem tratados no seminário que está sendo organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio.

Na primeira reunião do grupo responsável por definir a programação do evento, ficou decidido que o foco será na definição de que mecanismos de sistemas inteligentes de transporte (ITS) podem se somar às metas  a serem respondidas pelo Estado em termos de investimentos na realização dos grandes eventos esportivos. “O importante é conhecer o que está sendo feito pelo Estado atualmente, como o caso do centro operações da Prefeitura, descobrir o que existe de tecnologia disponível no mercado para que ao final do encontro sejamos capazes de, efetivamente, definir que soluções seriam desejáveis para a cidade e o Estado”, resumiu o subsecretário de Transportes do Estado, Delmo Pinho.

Criado em dezembro do ano passado, o novo centro operações da Prefeitura tem como objetivo operar problemas do cidadão e do turista dentro da Cidade do Rio de Janeiro. Com tecnologia de ponta, o centro trabalha em quatro etapas: recebendo informações das concessionárias, reconhecendo problemas a partir das informações, divulgando os dados para o público por meio de jornais, rádio e TV e, finalmente, atuando sobre as crises  reparando-as. “O centro vem para integrar as informações. A prefeitura tinha uma série de dados, mas nenhum era cruzado para se chegar a melhor solução”, afirma Leonardo Maciel, assessor chefe da secretaria de conservação do serviço publico, responsável pela execução do projeto.

Participaram do encontro representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Assespro (Associação das empresas brasileiras de tecnologia da informação), do Seprorj (Sindicato das Empresas de Informática), da Fetranspor (Federação das empresas de transportes de passageiros do estado do rio de janeiro), além de membros das câmaras setoriais de cultura turismo e esportes e de tecnologia do Fórum.

O próximo passo será o debate virtual do grupo sobre a proposta de programação e os convidados que farão parte da mesa. No dia 9 de fevereiro o grupo se reúne para aprovar a proposta de evento final. O evento está previsto para ser realizado em março, após o Carnaval.