Ministério do Turismo lança campanha de combate à exploração de crianças

O Ministério do Turismo, em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, lançou em dezembro de 2010 a campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes”.

O Ministério do Turismo, em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, lançou em dezembro de 2010 a campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes”. O objetivo é divulgar informações sobre exploração sexual de crianças e estimular a denúncia por meio do “Disque 100”, propagando um “Código de Conduta” entre empresários do setor do turismo, especialmente durante grandes eventos, como a Copa do Mundo.

O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. Para quem não quer usar o telefone, também é possível fazer a denúncia através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo site www.disque100.gov.br . Estão previstas ações de campanha até o início do Carnaval, além da divulgação em redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook, Youtube e Flickr.

Ouça aqui o podcast : http://www.cet.unb.br/turismoeinfancia/procopa/

Em parte da campanha foram realizados cursos de formação de multiplicadores para gerar planos de ação estaduais, assinatura da carta de compromisso e oficinas, que deram origem às responsabilidades do setor em cada cidade-sede. Foram feitas, ainda, palestras, panfletagem, reuniões e atividades com os profissionais da área e turismo, focando na importância de alertar o cidadão que chega ao país que o abuso de menores é crime.

O coordenador de comunicação e marketing do Projeto no CET/UnB, Davi Bimbatti, ressalta que o projeto trabalha dentro de uma perspectiva de marketing social, buscando levar o indivíduo a refletir e adotar uma nova postura quanto ao problema. “A campanha mostrou que o Brasil está fazendo a lição de casa muito bem feita”, enfatiza Bimbatti.

Siga a Campanha nas redes sociais:

Twitter: http://twitter.com/golpelavida
Facebook: Perfil: http://www.facebook.com/golpelavida
Fã Page: http://on.fb.me/golpelavida
Orkut: Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17077471123094204426
Flickr: http://www.flickr.com/golpelavida