Foram prorrogadas até o dia 28 de janeiro as inscrições para participar das incubadoras do Rio Criativo. Serão duas incubadoras: uma no Rio de Janeiro e a outra em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Os projetos selecionados terão à disposição assessoria jurídica, consultoria para elaboração de planos de negócios, planejamento estratégico, capacitações em empreendedorismo, espaço físico para trabalhar e participação em eventos com possíveis clientes e parceiros . O objetivo da Secretária de Estado de Cultura é ampliar o enfoque na gestão com criatividade e inovação.
O processo se inicia com a análise dos inscritos. Ao todo serão selecionados 28 projetos, com ou sem fins lucrativos, sendo 16 na capital, 8 na Baixada Fluminense e 4 incubados à distância. Poderão participar da seleção projetos apresentados por pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas ou sediadas em qualquer um dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, com exceção de servidores do Estado do Rio de Janeiro ou qualquer membro da comissão de seleção e seus familiares. Cada um poderá inscrever apenas um projeto.
Durante o processo seletivo, uma série de capacitações e orientações serão dadas aos participantes com intuito de aprimorar os projetos antes de eles serem submetidos ao crivo da comissão avaliadora. Nenhum deles é de presença obrigatória, a não ser as etapas de avaliação de planos e documentações. Todas as oficinas serão realizadas com até 30 componentes em cada turma, carga horária de 12 horas, e tiveram inicio no dia 27 de setembro de 2010.
Todas as capacitações do processo seletivo são gratuitas. Segundo Júlia Zardo, Gerente do projeto pelo Instituto Gênesis, serão formadas ainda outras duas turmas – Plano de negócios e consultorias- que terão início no dia 14 de janeiro. A submissão dos projetos ocorrerá no dia 28 de janeiro, pelo site do programa. Até agora as capacitações têm sido um sucesso absoluto, com 2 mil pessoas sendo capacitadas.
“Queremos ajudar empresas que estão começando, que não se organizaram ainda.”
A incubação dura até 18 meses, de março de 2011 a agosto de 2012, período em que irão usufruir de estrutura física e terão acesso a consultores e especialistas do RIO CRIATIVO. Os 28 empreendimentos selecionados assinarão um convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), através do Instituto Gênesis, entidade contratada pela SEC para esse projeto.
Zardo fala sobre a importância da iniciativa. “É uma coisa que nunca foi feita nessa escala antes. O Rio Criativo veio para melhorar a cultura inovadora da cidade. Queremos ajudar empresas que estão começando, que ainda não se organizaram ainda. O objetivo é mudar a mentalidade de trabalhar por projetos e começar a trabalhar com cultura empreendedora na indústria criativa do Rio de Janeiro”
Podem ser inscritos projetos nas áreas de audiovisual, arquitetura e restauro, artesanato, artes cênicas, música, artes plásticas, cultura popular, TV, design, radio, gastronomia, jogos, moda, mercado editorial, educação, software aplicado à economia criativa, turismo, publicidade e eventos. Os interessados em inscrever seus projetos, podem fazê-lo até meia noite do dia 28, pelo site www.riocriativo.rj.gov.br
O resultado do processo seletivo estará disponível também no site e publicados no DOERJ (Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro).