Apagão da mão de obra no estado do Rio é tema do programa Rio em Foco

Com oito milhões de desempregados no país, a falta de mão de obra especializada representa uma contradição. Para debater essa questão e apontar soluções o programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda (13/12), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), convidou o presidente da Assespro, Ilan Goldman e a coordenadora de Relações Institucionais da Seconci-Rio, Ana Claudia Gomes.

   Com oito milhões de desempregados em todo o país, a falta de mão de obra especializada representa uma contradição. Para debater essa questão e apontar soluções que estão sendo adotadas para suprir o déficit apontado por especialistas, o programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda (13/12), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), convidou o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), Ilan Goldman, e a coordenadora de Relações Institucionais do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), Ana Claudia Gomes.

   Ana Cláudia, cujo órgão representa mil empregados do setor da construção no Rio, falou sobre a parceria com o Senai na formação de profissionais e explicou como as tecnologias são usadas pela construção civil para qualificar profissionais. "Eu diria hoje que o maior gargalo de formação são as competências atitudinais. Ensinar um ofício não é o mais difícil. O problema está no relacionamento, em como as pessoas agem no mundo profissional e é o que tentamos dar conta em nossos cursos", informou. O presidente da Assespro propõe uma reforma na educação para garantir mão de obra qualificada. "Temos que adminitir que não há mais tempo. Temos que zerar o processo e começar do zero, desenvolvendo um processo educacional que desenvolva os cidadãos para o mercado e para a vida", ressaltou Goldman. A Rede de Formação Profissional Continuada, iniciativa do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, também foi debatida no programa, bem como outras iniciativas que estão sendo tomadas para suprir as carências e capacitar os profissionais para ocupar as vagas ociosas.

   O programa será reprisado no sábado (18/12), às 17h, e no domingo (19/12), às 20h. A entrevista também poderá ser acessada pela internet, no siteO programa será reprisado no sábado (18/12), às 17h, e no domingo (19/12), às 20h. A entrevista também poderá ser acessada pela internet, no site www.tvalerj.tv ou no site do programa, http://www.rioemfoco.rj.gov.br

Abaixo, veja a relação dos demais canais a cabo onde a TV Alerj é transmitida e as orientações para sintonizar pela parabólica:
Niterói -03
Nova Friburgo - 97
Teresópolis – 41
Três Rios – 96
Volta Redonda – 13
Angra dos Reis – 14
Barra Mansa – 96
Cabo Frio – 34
Campos dos Goytacazes – 10
Itaperuna – 99
Macaé – 10
Petrópolis – 95
Resende – 96
São Gonçalo – 12
Paty do Alferes – 96
Informação para recepção via parabólica:
- Satélite Brasilsat - B4 at 84° W - Taxa de Símbolos = 3,0 MSps
- Frequência Banda-C = 3816,0 MHz - FEC = 3/4
- Frequência Banda-L = 1334,0 MHz - Polarização= Horizontal