Oferta de energia no Estado e garantia de suprimento em pleno verão são tema de debate

Garantia do suprimento energético no verão e as ofertas alternativas de energia foram os principais temas debatidos na 12ª edição do Enerj, realizada nesta segunda-feira, dia 6 de dezembro, e promovida pela ACRJ. O encontro reuniu executivos das grandes companhias do setor, como Furnas, Petrobras, MPX e Eletronuclear.

Garantia do suprimento energético no verão e as ofertas alternativas de energia foram os principais temas debatidos na 12ª edição do Enerj, realizada nesta segunda-feira, dia 6 de dezembro, e promovida pela Associação Comercial do Rio de Janeiro.  Durante o encontro, executivos das grandes companhias do setor, como Furnas, Petrobras, MPX e Eletronuclear falaram dos seus trabalhos e mostraram como estão se preparando para o futuro.

Assistente do diretor-presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães revelou que Angra III, em fase de construção, deverá estar em funcionamento já no final do ano de 2015. Ele também disse que a nova usina terá capacidade maior que as de Angra I e Angra II. "Esta nova irá gerar 10.054 GWH de energia. Angra I produz 4.840 GWH e Angra II, 10.052 GWH", completou. 

Renato Costa, gerente-geral de negócios de Energia da Petrobras, contou que a meta da empresa é consolidar a sua liderança no mercado de gás. E, para isto, investimentos não vão faltar. "Nossa área de gás e energia vai receber R$ 17,8 bilhões até 2014", disse. Hoje, a Petrobras tem 10 mil km de gasoduto cruzando o país. 

Os palestrantes também falaram sobre os empregos e oportunidades gerados pelo setor energético. A construção da Usina Hidrelétrica de Simplício, de Furnas, que fica nas divisas dos municípios de Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro, e de Chiador, em Minas Gerais, empregam mais de três mil pessoas e geram uma renda de R$ 6 milhões para as três cidades. "Também vamos fazer diversas melhorias na região, como programas socioambientais e de apoio aos municípios", completou  Haroldo Batulli Ricardo, superintendente de planejamento da companhia, que foi acompanhado de Tereza Cristina Mello Mendes, gerente do departamento de estudos gerenciais e de mercado. 

O diretor de energia da Light, Evandro Leite Vasconcellos, informou que os problemas do verão passado, como os apagões em diversos bairros da cidade e, principalmente, as explosões de bueiros que aterrorizaram os moradores (o mais grave aconteceu em Copacabana, ferindo gravemente dois turistas) não vão mais acontecer. "Em 2009, fizemos quatro mil inspeções em bueiros. Em 2010, este número triplicou. No ano que vem, queremos chegar a 16 mil", enfatizou. Além disso, ele ressaltou a melhor preparação dos funcionários que cuidam das caixas subterrâneas. "Todos agora são contratados da empresa. Queremos um verão tranquilo para os moradores", concluiu.