Fórum prepara workshop sobre tecnologia nos transportes no Estado

A realização de um workshop integrando setor público, empresas e universidades, com o objetivo de apresentar propostas de soluções tecnológicas para o transporte no Rio, visando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, foi discutida na última terça-feira, 23/11, na 8ª reunião da Câmara Setorial de Tecnologia do Fórum.

A realização de um workshop integrando setor público, empresas e universidades, com o objetivo de apresentar propostas de soluções tecnológicas para o transporte no Rio, visando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, foi discutida na última terça-feira, 23/11, na 8ª reunião da Câmara Setorial de Tecnologia do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado.  No encontro, que aconteceu na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), foram apresentados os projetos e investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado no setor, e debatida a participação das empresas de tecnologia do estado no desenvolvimento de soluções para a mobilidade e os transportes.

A secretária-geral do fórum, Geiza Rocha, destacou a importância de unir governo e empresas em prol de um objetivo comum. “Esta reunião foi muito importante porque nós juntamos quem tem o poder de decisão e quem pode  ajudar neste processo, para colocar a inteligência do estado a favor dos eventos que o Rio vai sediar”, pontuou. O próximo passo será agendar uma reunião do grupo da Câmara de Tecnologia do Fórum com o Governo do Estado e prefeituras. “O Fórum vai se reunir com a Secretaria Estadual de  Transportes e a Agência Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), para definir os assuntos a serem abordados neste workshop”, conta Geiza.

OLALACMSFOTO02OLALACMS Uma das questões levantadas foi a necessidade de uma revisão e atualização nos mapas usados nos aparelhos de GPS, e também o desenvolvimento de aplicativos que controlem e forneçam informações precisas sobre o transporte coletivo, como tempo de espera de uma determinada linha, por exemplo.  Assessor da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), Henrique Futuro, disse que uma grande parte da tecnologia de transportes relacionada à gestão do tráfego no estado compete às prefeituras. “Mesmo assim, a secretaria vai detalhar a discussão nesta área, juntamente com a agência metropolitana, que reúne o estado, prefeituras da região metropolitana e as empresas de transporte”, relatou. O assessor comprometeu-se a convidar as empresas de tecnologia para participar das reuniões da AMTU.

Diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Rio (Serprorj), Alberto Blois, defendeu a participação das companhias do estado na  elaboração de softwares para desenvolver a inteligência do estado na área de transporte. “Esta capacidade de criação deve permanecer no Rio, para que possamos ser exportadores de tecnologia para o resto do Brasil e do mundo após estes eventos”, defendeu. Alberto acredita que o engajamento das empresas de informática é importante no desenvolvimento de soluções para o Estado. “O que queremos é ter o Estado como um parceiro, com as empresas dando este sustento”, completou. O anfitrião da reunião, Raimar Van der Bylaardt, gerente de tecnologia do IBP, falou também da importância do desenvolvimento de sistemas relativamente simples, como o de um novo mapa de GPS para os táxis. “A referência numérica no Rio é complicada, por isso os mapas digitais não funcionam muito bem. É preciso fazer uma correção nestes sistemas, que colocam em risco os turistas e os motoristas de táxis”, relatou.

Participaram do encontro também representantes da Pontificia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), da Câmara Americana de Comércio (Amcham), da Federação do Comércio, de Bens, de Serviços e do Turismo do Rio (Fecomércio), além das empresas da área de tecnologia Owse, Clientela, Inova Consultoria e Ideais Tecnologia.

(texto de André Coelho)

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.
Quer saber mais sobre o assunto? Faça a sua pergunta! Basta acessar http://www.formspring.me/forumdesenv