Um bom cenário

Neste novembro a cidade e o estado se transformaram em um grande cenário de cinema com as filmagens de duas megaproduções americanas, “Velozes e furiosos 5” e “A saga crepúsculo: Amanhecer”.Receber produções internacionais de peso na cidade é importante. Leia o artigo do presidente da Rio Film, Steve Solot.

*Por Steve Solot, presidente da Rio Film Commission.

Receber produções internacionais de peso na cidade é importante, por dois fatores: elas trazem investimentos para nossa indústria audiovisual (e para outros setores a ela ligados); e promovem o Rio de Janeiro no mundo. Isso só é possível porque temos aqui profissionais e infraestrutura com padrão global.

As duas recentes megaproduções representam uma injeção enorme de recursos na economia fluminense, além de significativos benefícios inatingíveis. Juntas, trouxeram US$ 5 milhões para o Rio e serão vistas por milhões de espectadores em todo o mundo, que conhecerão um pouco da cultura, das paisagens e do povo do Rio.

Isto não aconteceu por acaso. A presença aqui — ao mesmo tempo — de duas produções deste porte é fruto de rodadas de reuniões iniciadas há um ano entre a Filme Rio — Rio de Janeiro Film Commission (FRRFC), a RioFilme e os grandes estúdios em Los Angeles.

A garantia de segurança, embora importante, foi apenas um dos pontos em discussão para tornar as filmagens uma realidade. O fator decisivo foi o apoio integrado da prefeitura e do governo do Rio de Janeiro.

Este sucesso de agora é resultado de uma estratégia multifacetada que começou a partir da unificação de antigas — e pouco operantes — film commissions do estado e do município. Assim, passamos a ter uma central única com capacidade para coordenar iniciativas efetivas de atração e apoio à realização de produções audiovisuais.

Com um trabalho intensivo de promoção e relacionamento no exterior, atendimento às necessidades dos produtores aqui, articulação dos diversos segmentos e níveis de poder envolvidos em atividade tão complexa e alguns subsídios financeiros (reinvestidos, necessariamente, no estado), em 2011 a FRRFC espera superar os resultados deste ano, abrigando pelo menos duas novas megaproduções, apoiando o lançamento mundial do longa de animação "Rio", do diretor carioca Carlos Saldanha, realizador de "Era do gelo", e, ainda, atraindo filmes de prestigiados diretores nacionais e internacionais.

A vitória do Rio de Janeiro na disputa pelas Olimpíadas de 2016 e a Copa de 2014 significa sua colocação definitiva no mapa-múndi contemporâneo como destino internacional. Com o fortalecimento de FRRFC, assegurando internacionalmente uma experiência positiva de filmagem em todas as suas variáveis — segurança, interesse e cooperação governamental, mão de obra qualificada e logística organizada —, estaremos, ao mesmo tempo, contribuindo para o sucesso deste momento e proporcionando boas oportunidades para o desenvolvimento do audiovisual local.

Uma boa política para o setor certamente não se esgota numa film commission, e prefeitura e governo do estado, cientes disto, trabalham em diversas outras frentes. Mas a atuação da FRRFC pode ajudar muito nisso, enquanto cumpre seu papel de "vender" a imagem do Rio de Janeiro, trazer investimentos e gerar trabalho e renda.

Publicado no jornal O Globo do dia 24 de novembro de 2010.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.
Quer saber mais sobre o assunto? Faça a sua pergunta! Basta acessar http://www.formspring.me/forumdesenv