Fundações de apoio à pesquisa científica lançam chamada sobre mudanças climáticas no Rio e São Paulo

Criar conhecimento científico e formar competências e alianças estratégicas em áreas relacionadas ao tema mudanças climáticas são as principais metas da chamada da Faperj e da Fapesp para a seleção de projetos de pesquisa cooperativos e intercâmbio de pesquisadores e estudantes. Leia mais aqui.

Criar conhecimento científico e formar competências e alianças estratégicas em áreas relacionadas ao tema mudanças climáticas são as principais metas da chamada da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fapesp para a seleção de projetos de pesquisa cooperativos e intercâmbio de pesquisadores e estudantes.

Para apresentar propostas, os interessados devem ser pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da seleção é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Espera-se que os projetos de pesquisa incentivem a implementação de projetos inovadores de pesquisa, envolvendo estudantes de nível superior, e que seus resultados gerem publicações de artigos científicos e propriedade intelectual.

Entre os temas de interesse da chamada estão “As consequências das mudanças climáticas globais no funcionamento dos ecossistemas, com ênfase em biodiversidade e nos ciclos de água, carbono e nitrogênio”, “ O balanço de radiação na atmosfera, aerossóis, gases-traço e mudanças dos usos da terra” e “As dimensões humanas das mudanças climáticas globais”. A Fapesp e a Faperj reservam até R$ 2,5 milhões cada uma para a chamada, totalizando R$ 5 milhões.

“Há muito, viemos trabalhando na perspectiva do lançamento de um edital conjunto entre as duas agências, o que se tornou possível após a assinatura do acordo de cooperação científica. A área escolhida diz, por si, da importância do edital. Ambos os Estados têm pesquisadores de excelência na área e que, certamente, em um trabalho conjunto, contribuirão para o desenvolvimento científico e tecnológico, e também para a formação de recursos humanos qualificados”, disse Jerson Lima, diretor científico da Faperj.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/materia/5935