Senai-RJ e Finep firmam convênio para modernização de laboratórios

Com o objetivo de elevar o patamar tecnológico do Centro de Referência em Eletricidade e as competências da área em toda a rede, o Senai-RJ firmou convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a realização do Projeto LabModerno: Modernização e Interiorização de Laboratórios de Eletrônica, Eletrotécnica e Automação. O programa prevê a aquisição de 112 equipamentos da fabricante Tron Controles Elétricos, a serem distribuídos em 14 unidades do Senai, e a capacitação irá envolver 60 instrutores. Para tal, o primeiro passo já foi dado no Senai Tijuca, referência na área, com a realização da primeira turma de capacitação dos professores para a utilização dos novos kits didáticos. Durante a cerimônia de encerramento, que ocorreu no último dia 21 de outubro, 19 docentes das várias unidades contempladas receberam o certificado do Curso de Aperfeiçoamento em Equipamentos Didáticos e Automação.

Segundo a diretora regional do Senai-RJ e superintendente do Sesi-RJ, Maria Lúcia Telles, a educação profissional tem como pilares: introduzir modernas tecnologias no ensino e realizar a capacitação contínua dos docentes. “Sempre fomos e continuaremos a ser pioneiros na inovação atrelada à educação. E assim seremos cada vez mais indispensáveis para a sociedade no que diz respeito à qualidade de educação profissional e à inserção dos alunos no mercado de trabalho”, disse Maria Lúcia.

O projeto visa à atualização tecnológica de laboratórios do Senai-RJ e à ampliação das possibilidades dos instrutores no desenvolvimento de aulas práticas dos cursos do segmento de Eletroeletrônica, Automação e Proteção Industrial e Predial; na perspectiva de contribuir com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para a competitividade sistêmica da indústria brasileira, em especial a do Rio de Janeiro. "Essa iniciativa se insere no conjunto da política de inovação e modernização tecnológica que estamos implementando na educação do Senai, com  vistas a um trabalho em nível de excelência, à altura dos desafios colocados pelo momento de dinamismo econômico e com foco na oportunidade de inclusão de muitos profissionais no mercado de trabalho", comentou a gerente de Educação Profissional, Regina Malta. O investimento ganha importância também por se tratar das áreas de importantes hoje no contexto da indústria. O projeto representa um investimento de R$ 3 milhões da parte da Finep,e a contrapartida do Senai é a realização das capacitações dos docentes. Outras turmas de capacitação ocorrerão no primeiro semestre do ano que vem, no Sul e no Norte Fluminense e também na Região Serrana.

O mercado de trabalho, de acordo com o gerente da Unidade Senai Tijuca, Luiz Eduardo Campino, exige rapidez na formação de profissionais cada vez mais qualificados e a tecnologia vem contribuir para ajudar a solucionar essa questão. “O Senai-RJ se alinha então a essa tendência, trazendo inovação para as salas de aula, e afirmando o papel fundamental de uma boa educação profissional para vencer os desafios do desenvolvimento”, explicou o gerente. Para José Casemiro, da Unidade Senai Friburgo, que participou do curso, esse treinamento irá certamente contribuir para a melhoria da qualidade das aulas práticas nas oficinas. “São ferramentas que acompanham a evolução do mercado de trabalho, o que permite oferecermos uma qualificação profissional aos alunos conforme a demanda do segmento”, disse.

O coordenador-geral do projeto na Finep, Edson Melo, ressalta que este representa um importante avanço no estabelecimento de relações e parcerias com os órgãos financiadores, que poderão ter desdobramentos importantes como contribuição ao grande processo de modernização das oficinas e dos laboratórios do Senai em curso.

Matéria retirada da revista Carta da Indústria do Sistema Firjan - 28 de outubro a 10 de novembro de 2010.