Fórum debate estrutura e legado dos Jogos Mundiais Militares de 2011

A importância e o legado da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados em 2011 na cidade do Rio de Janeiro, e a participação do setor de Tecnologia da Informação na competição são os principais temas abordados no programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (8/11) na TV Alerj.

A importância e o legado da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados em 2011 na cidade do Rio de Janeiro, e a participação do setor de Tecnologia da Informação na competição são os principais temas abordados no programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (8/11), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET). 

Caracterizados como os Jogos da Paz, os V Jogos Mundiais Militares marcam também a abertura de uma série de eventos esportivos programados para acontecerem na Cidade Maravilhosa nos cinco anos seguintes, entre eles a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “A escolha do Rio para sediar os Jogos da Paz foi pautada nas instalações esportivas já existentes aqui graças aos Jogos Pan-americanos, e ao período que o País está vivendo de evidência mundial”, explica o general de brigada e coordenador geral do Comitê de Planejamento Operacional dos Jogos, Jamil Megid Junior.

Tido como o maior evento esportivo militar já ocorrido no estado do Rio, a competição acontecerá em julho de 2011 e vai reunir 6 mil atletas de 110 países para disputarem medalhas em 20 modalidades esportivas. Segundo o coordenador da Rede Rio Tecnologia da Informação de Esportes e diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro e da Riosoft, Alberto Blois o evento é encarado pelos empresários do setor como a primeira grande oportunidade do setor de TI de prover soluções tecnológicas e flexíveis para eventos esportivos de grande porte. "A expectativa de trabalho é grande, o setor poderá ajudar a organização dos Jogos de diversas formas, divulgando, controlando, entre outras. Queremos fazer dos Jogos Mundiais Militares de 2011 um marco”, afirma. 

A opinião é endossada pelo General Megid. De acordo com ele, a prioridade de escolha de prestação de serviços é a empresa brasileira. "Estamos aproveitando o conhecimento brasileiro e estimulando-o.”

As vilas que receberão os atletas e os árbitros serão localizadas nas regiões de Deodoro, Campo Grande e Campo dos Afonsos e estão sendo equipadas com soluções sustentáveis, como captação de água da chuva, energia solar, entre outras. “Elas são o legado mais visível dos Jogos. Ao fim da competição, elas serão transformadas em residenciais para as famílias dos militares que servem no Rio de Janeiro”, comenta o General Megid, que enumera, dentre outros legados a modernização dos complexos olímpicos das áreas militares - que serão usadas para o treinamento de equipes olímpicas de 2016 -, e o aproveitamento de empresas brasileiras nos setores de turismo e de prestação de serviços.

Quanto à transmissão dos Jogos, ela será feita pela internet, em tempo real. "Temos que dar acesso à população e aproximar os Jogos da sociedade. Para nós é um desafio e isso é ótimo. Estamos aproximando empresas e promovendo a criação de novas”, explica Blois.

Para aqueles que têm o interesse em participar dos Jogos Militares como voluntários, existe o Projeto Rondon Esportivo junto às universidades e, será aberto um edital público convocando os alunos das universidades que desejarem se envolver em projetos nos Jogos. “Esperamos reunir cerca de 8 mil pessoas”, finaliza o General Megid. Os interessados podem acessar o site www.rio2011.com.br.

Para os que perderem a exibição, o programa fica disponível no site http://www.rioemfoco.rj.gov.br/ a partir de terça-feira (09/11). Na TV Alerj, o programa tem reprises aos sábados, às 17h, e domingos, às 20h.

Veja em que canais a TV Alerj é exibida no estado:

NITERÓI (03)

NOVA FRIBURGO (97)

RIO DE JANEIRO (12)

TERESÓPOLIS (41)

TRÊS RIOS (96)

VOLTA REDONDA (13)

ANGRA dos REIS (14)

BARRA MANSA (96)

CABO FRIO (34)

CAMPOS DOS GOYTACAZES (10)

ITAPERUNA (99)

MACAÉ (10)

PETRÓPOLIS (95)

RESENDE (96)

SÃO GONÇALO (12)

PATY DOS ALFERES (96)