Rio em foco debate o potencial de crescimento da indústria petrolífera

A extração de petróleo, a administração dos recursos gerados por esta indústria e as soluções para o seu desenvolvimento sustentável foram os tópicos abordados durante o programa Rio em Foco, que vai ao ar nesta segunda-feira (25/10), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET). A importância do pré-sal também foi debatida.

A extração de petróleo, a administração dos recursos gerados por esta indústria e as soluções para o seu desenvolvimento sustentável foram os tópicos abordados durante o programa Rio em Foco, apresentado pela secretária geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, Geiza Rocha, que vai ao ar nesta segunda-feira (25/10), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).  Questões como a importância do pré-sal e a necessidade de diversificar a economia, a partir dos recursos advindos do petróleo, também foram debatidas.

O Rio é o estado detentor da maior reserva de petróleo e gás do país, por volta de 85%,  e por ser uma indústria potencialmente poluidora, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, ressalta que todo o cuidado possível deve ser tomado para que não se prejudique o meio ambiente, “Todos devem se lembrar do acidente ocorrido na Baía de Guanabara, há dez anos. Precisamos aprender com os problemas que já tivemos”, alerta o secretário.

Tido como a grande fonte de energia do século XX, o petróleo se caracteriza por ser uma indústria globalizada. Para o professor do Instituto de Economia da UFRJ, presidente da Associação Brasileira de Estudos em Energia e vice da Associação Internacional da Economia da Energia, Edmar de Almeida, com a recente descoberta do mineral na camada do pré-sal, houve, de fato, uma tomada de consciência sobre o que este recurso natural significa para a economia do Brasil. “Hoje, simplesmente com essa descoberta fantástica, a indústria petrolífera já representa 10% da nossa economia. Acredito agora que entramos, definitivamente, na lista dos países que possuem tal indústria como carro-chefe na economia”, analisa. A entrevista também pode ser acessada pela internet, no site www.tvalerj.tv.

Para os que perderem a exibição, o programa fica disponível no site http://www.rioemfoco.rj.gov.br/ a partir de terça-feira (26/10). Na TV Alerj, o programa tem reprises aos sábados, às 17h, e domingos, às 20h.

Veja em que canais a TV Alerj é exibida no estado:

NITERÓI (03)

NOVA FRIBURGO (97)

RIO DE JANEIRO (12)

TERESÓPOLIS (41)

TRÊS RIOS (96)

VOLTA REDONDA (13)

ANGRA dos REIS (14)

BARRA MANSA (96)

CABO FRIO (34)

CAMPOS DOS GOYTACAZES (10)

ITAPERUNA (99)

MACAÉ (10)

PETRÓPOLIS (95)

RESENDE (96)

SÃO GONÇALO (12)

PATY DOS ALFERES (96)