Evento científico chega ao Rio com o tema Desenvolvimento Sustentável

Popularizar a ciência no Norte Fluminense, oferecendo visitações de estudantes, debates e palestras, é o que propõe a VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem seu início nesta segunda-feira (18/10) no Centro de Convenções da Uenf. Este ano vem com o tema "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável".

Popularizar a ciência no Norte Fluminense, oferecendo visitações de estudantes, debates e palestras, é o que propõe a VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem seu início nesta segunda-feira (18/10) no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Este ano vem com o tema "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável".

Um dos destaques da programação é a mesa-redonda sobre o pré-sal, na quarta-feira, dia 20/10, das 14h às 18h, no Centro de Convenções da Uenf. A mesa reunirá Aluizio dos Santos Junior, deputado federal eleito; José Alberto Bucheb, gerente de parcerias da Petrobras/E&P-Pré-sal/PAR; Ricardo Defeo de Castro, gerente de Exploração da Petrobras UOBC; Luiz Felipe Muniz, advogado e membro de um grupo de trabalho sobre divulgação do pré-sal vinculado à Petrobras; e Roberto Moraes, professor do IFF e estudioso da questão dos royalties do petróleo.

Centenas de estudantes de escolas da região farão visitas guiadas a várias atrações do Campus Leonel Brizola, como Espaço da Ciência, Casa Ecológica, Centrífuga Geotécnica, Hospital Veterinário, além de assistirem a filmes no cinema do Centro de Convenções e receberem informações sobre prevenção a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, o Coral da UENF fará uma apresentação na quinta-feira, 21/10, às 16h.

OPORTUNIDADE PARA INTEGRAÇÃO

Com a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da universidade, o projeto une a Uenf, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ao longo da Semana serão realizadas paralelamente a II Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF e a X Mostra de Pós-Graduação da Uenf. Estas terão exibição de pôsteres e apresentações orais. Cerca de 250 pós-graduandos exporão seus trabalhos durante o evento. Para o reitor Almy Junior, a Semana de Ciência e Tecnologia é mais uma oportunidade para a integração entre as três instituições públicas de ensino superior presentes em Campos.

Para outras informações acesse a programação da Semana na Uenf.

OUTRAS ATRAÇÕES

A Semana aposta ainda na abordagem lúdica para sensibilizar os visitantes. Durante o período de realização, o evento promete distribuir atrações em diferentes pontos da cidade.

Um dos locais para visitação é o Forte de Copacabana, no qual está instalada a exposição "Do outro mundo", com meteoritos que caíram no território brasileiro. Nela, os visitantes têm a oportunidade de experimentar a sensação de pisar na Lua, com direito à crateras.

Outra atração é a coleção de plantas medicinais do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico, que conta com aproximadamente 150 espécies. O coordenador do evento, José Ribamar Ferreira, conta que a meta da iniciativa é popularizar o conhecimento científico e a inovação tecnológica.

Para outras informações sobre a Semana, visite o site.