Ecoponto para coleta de lixo será inaugurado em Santa Cruz

A Secretaria Estadual do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente vão inaugurar no próximo dia 27 de outubro, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, um ecoponto para a coleta de óleo de cozinha usado e de materiais recicláveis. Localizado no condomínio Vivendas do Paraíso, o ecoponto receberá cerca de 500 kg de lixo/dia.

A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vão inaugurar no próximo dia 27 de outubro (quarta-feira), em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, um ecoponto para a coleta de óleo de cozinha usado e de materiais recicláveis.

Localizado no condomínio Vivendas do Paraíso, o ecoponto receberá cerca de 500 kg de lixo/dia gerados pelas 200 famílias que vivem no local. A medida estimula o descarte adequado de produtos como papéis, plásticos e vidros, além de óleo de cozinha usado por moradores do condomínio.

A estrutura do ecoponto é formada por um cercado de 130 metros quadrados com miniescritório e balança eletrônica, e foi instalado para receber todo o lixo que será recolhido por seis catadores da Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama), filiada à Federação Brasileira de Telecomunicações (Febracom). No local, os catadores farão a triagem do material a ser reciclado, para posterior comercialização. A renda obtida será revertida para a própria cooperativa.

O ecoponto chega para integrar o projeto Ecobarreiras, uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente. Instaladas na foz dos principais rios e canais, as ecobarreiras têm como objetivo reter o lixo flutuante, impedindo que chegue à Baía de Guanabara e no complexo lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. O lixo retido é recolhido por 67 catadores de cooperativas filiadas à Febracom. O que pode ser reciclado é separado e posteriormente comercializado, e a renda obtida é revertida para as próprias cooperativas.

Além dos ecopontos, que agora totalizam quatro – Marapendi, Volta Redonda, Barra Mansa e Santa Cruz – a SEA já instalou ecobarreiras nos seguintes locais: nos Canais de Sernambetiba, Arroio Fundo, no Itanhangá, Canal do Cunha, no Rio Irajá, no Rio dos Cachorros, no Ceasa, no Canal do Mangue, em Docas e no Rio Botas e no Rio Meriti, na altura de Duque de Caxias.

Só no primeiro semestre deste ano, foram retirados 4,8 mil toneladas de lixo dos rios, das quais 67 toneladas de material para reciclagem, além de 120 toneladas dos três ecopontos.

O bem sucedido programa Ecobarreiras foi incluído no plano estratégico das Olimpíadas de 2016 como compromisso para a remoção e reciclagem do lixo flutuante dos rios, reduzindo a poluição dos mananciais hídricos do estado.