Candido Mendes oferece curso com foco no turismo sustentável

Discutir o turismo através da ótica da sustentabilidade, suas linhas de financiamento, focando em um plano de Desenvolvimento do Turismo Náutico na Baía de Guanabara, são alguns dos pontos a serem abordados no curso de extensão Planejamento Turístico e Mercados Potenciais da Instituto de Turismo e Entretenimento (ITE) da entidade.

Discutir o turismo através da ótica da sustentabilidade, suas linhas de financiamento, focando em um plano de Desenvolvimento do Turismo Náutico na Baía de Guanabara, são alguns dos pontos a serem abordados no curso de extensão Planejamento Turístico e Mercados Potenciais do Instituto de Turismo e Entretenimento (ITE) da Universidade Candido Mendes (Ucam).

O curso se divide em dois módulos: Políticas Públicas e Desenvolvimento Turístico Sustentável. O primeiro, ministrado pela Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, Denise Vogel, abrange os princípios e conceitos básicos do desenvolvimento sustentável, o Plano Nacional do Turismo, as linhas de financiamento existentes, o Plano Diretor de Cabo Frio, entre outros assuntos. Já o segundo módulo, ministrado pela Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, Ana Pimentel, dará conta de projetos de desenvolvimento sustentável do turismo, acordos internacionais, o Turismo de Base Local e o Turismo Comunitário, além de apresentar o panorama internacional e a certificação do turismo no Brasil.

O estudo busca analisar a relevância das questões conceituais, metodológicas e operacionais para a compreensão dos processos de planejamento e desenvolvimento em Turismo Sustentável. As palestras irão focar a interface entre as dinâmicas do planejamento e do desenvolvimento, e o funcionamento dos mercados turísticos considerando contextos territoriais específicos.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3543-6452 / 3543-6456 / 3543-6457 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Curso de extensão Planejamento Turístico e Mercados Pontenciais na Ucam

Data: 28 de outubro a 18 de janeiro de 2011, às terças e quintas
Horário: 18:50h às 21:50h