IFDM revela dados de desenvolvimento dos municípios do Rio

A edição 2010 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, divulgada em setembro, insere Niteroi na primeira posição no ranking da Região Leste Fluminense e no terceiro lugar no ranking do Estado do Rio de Janeiro. Desde a edição de 2007, a cidade permanece entre as 100 com maior IFDM do país, ocupando a 90º posição. Saiba mais.

O município de Itaboraí apresentou o maior índice de melhora entre os municípios da região Leste, com variação positiva de 9,4%. O fator que alavancou a posição do município foi o índice de emprego e Renda, que aumentou em 24,4%. Itaboraí está na 32º posição a nível nacional.

Já o município de Tanguá deixou a última posição na Região Leste, dando lugar para Silva Jardim. A cidade apresentou queda acentuada no índice de Trabalho e Renda, seguido pelo índice de Saúde, enquanto o índice de educação apresentou uma pequena melhora.

ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Niteroi e Rio das Ostras apresentaram alto nível de desenvolvimento humano, com IFDM acima de 0,8. Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Itaboraí, Armação de Búzios, Maricá, Araruama, Iguaba Grande, Tanguá e Arraial do Cabo apresentaram desenvolvimento humano moderado. Silva Jardim foi o único município da região com desenvolvimento humano regular.

Dos 15 municípios que constituem a Região Leste, nove apresentaram melhora, comparando com a última pesquisa, dois permaneceram na mesma posição e quatro apresentaram variação negativa: Niterói, Silva Jardim, Arraial do Cabo e Araruama.

A classificação final dos municípios do Leste ficou da seguinte forma: Niteroi, Rio das Ostras, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Itaboraí, Armação de Búzios, Maricá, Araruama, Iguaba Grande, Tanguá, Arraial do Cabo e Silva Jardim.

SOBRE O ÍNDICE

O IFDM varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento humano, de acordo com dados oficiais relativos a emprego e renda, educação e saúde. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento humano.

Em sua terceira edição, o IFDM, criado pelo Sistema Firjan para acompanhar a evolução dos municípios, revelou que a média do IFDM da Região Leste Fluminense foi 0,7119, abaixo da média do Estado, que ficou em 0,7985. A média dos índices de Emprego e Renda foi 0,6087, seguida de Educação, com 0,7243 e Saúde, 0,8004.