Um curso que visa a geração de trabalho e renda para mulheres de pescadores em São João da Barra. Esta é a iniciativa da Associação Humanitária Geraldo Costa, localizada em Atafona, no município de São João da Barra.
Em parceria com o Sebrae/RJ, o projeto atende a 16 mulheres que participam de diversas oficinas de produção, entre elas a "Oficina de Identidade Artesanal". Nela, cada uma passa a conhecer sua vocação e com que tipo de materiais tem facilidade de trabalhar. Tudo que for produzido em Atafona será exposto no Rio- à-Porter 2011, salão de negócios de moda e design integrado ao Fashion Rio, que acontece no Píer Mauá, Cais do Porto, na cidade do Rio.
Através do Fundo Municipal de Assistência Social da Prefeitura, a Associação mantém o curso, com três anos de duração. De acordo com a Secretaria de Ação, Trabalho e Direitos Humanos de São João da Barra, o fundo foi criado para estimular trabalhos da Associação Humanitária, além de outras associações, como a Associação Filantrópica de Apoio Cultural Educacional e Meio Ambiente (Afacema), o Educandário Santa Cecília e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
CONHEÇA TAMBÉM
O Programa Talentos do Brasil, realização do Ministério de Desenvolvimento Agrário em parceria com o Sebrae/RJ, tem o objetivo de gerar renda para a população rural, estimulando a formalização do artesanato brasileiro e possibilitando a sua comercialização em escala nacional. Para conhecer um dos pólos do programa, o Rio em Foco foi até São Francisco de Itabapoana, no Noroeste do Estado. Na região, há grande incidência da taboa, planta usada para criar artigos de moda e decoração. Assista na íntegra.
Oficinas em Atafone preparam mulheres de pescadores para gerar renda
