Mais de um milhão de turistas de cruzeiros devem chegar ao Rio até 2011

Os seis destinos do Rio de Janeiro programados para receber cruzeiros marítimos (Rio, Búzios, Angra dos Reis, Ilha de Jaguanum, Ilha Grande e Cabo Frio) terão um total de quase 1.210 milhão de visitas na temporada 2010/2011, que começa neste mês de outubro, segundo estimativas da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

Os seis destinos do Rio de Janeiro programados para receber cruzeiros marítimos (Rio de Janeiro, Búzios, Angra dos Reis, Ilha de Jaguanum, Ilha Grande e Cabo Frio) terão um total de quase 1.210 milhão de visitas na temporada 2010/2011, que começa no Brasil neste mês de outubro, segundo estimativas da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), o que deve fazer o estado liderar o ranking de visitas turísticas por meio de cruzeiros.

A cidade do Rio de Janeiro, que possui um dos principais portos de atracação do país, é a que recebe o maior número de visitas: 507 mil. Segundo o presidente da Abremar, Ricardo Amaral, as viagens de Cruzeiros são benéficas para as cidades, já que o passageiro pode fazer mais de uma visita no local, e sendo bem tratado, volta para passar um período maior.

De acordo com dados da entidade, a média de gasto por turista de cruzeiro marítimo, quando desembarca em uma cidade, é de R$ 200 por pessoa. O primeiro dos 20 navios que integram a temporada chega à capital fluminense no próximo dia 7. Na temporada de 2009, foram 18 navios.

Para o presidente da Abav/RJ, Luiz Strauss de Campos, "a crescente expansão de cruzeiros marítimos tem sido bastante benéfica para o turismo do Rio de Janeiro, já que, por ser mais uma opção de chegada à cidade, atrai mais turistas e, com isso, aquece o mercado de turismo receptivo e gera maior movimentação financeira, uma vez que traz visitantes com uma elevada média de gasto".

Dentre as melhorias necessárias para o setor, segundo a Abremar, estão as obras de dragagem para que os portos brasileiros recebam embarcações de maior porte e investimentos nos terminais de passageiros, visando a oferecer mais segurança aos turistas.

Veja também o Caderno de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, parceria entre o Fórum, Alerj, Uerj e Fecomércio-RJ. A publicação mapeou economicamente as atividades turísticas do estado.