Fórum reúne dados do setor de esportes no estado e planeja publicação

Que incentivos podem ser dados ao setor de esportes no Estado do Rio de modo a gerar um legado a partir dos eventos esportivos? É o que a Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes irá debater com empresários na próxima reunião, marcada para o dia 27 de outubro. Clique aqui e saiba como serão os próximos passos.

Que incentivos podem ser dados ao setor de esportes no Estado do Rio de modo a gerar um legado a partir dos eventos esportivos? É o que a Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes irá debater com empresários na próxima reunião, marcada para o dia 27 de outubro. O encontro faz parte de uma série de reuniões que irão pautar a próxima publicação do grupo, que irá mapear os aparelhos esportivos existentes no estado e sugerir ações que possam contribuir para a construção de uma nova geração de jovens ligados aos esportes. "A partir dos encontros com pessoas envolvidas no setor de esporte  faremos uma publicação nos moldes do Caderno de Turismo’’, explica a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Agendada para o dia 27/10, a primeira da série de reuniões prevista, será com empresas organizadoras de eventos esportivos no Rio. ‘’O Rio permite toda prática de eventos esportivos, a geografia da cidade é propícia para isso. Mas perdemos para, por exemplo, as empresas de São Paulo, que vêm para aplicar o seu know-how aqui’’, comenta o promotor de captação da Rio Convention & Visitors Bureau (RC&VB), André Paranhos.

Outra questão abordada na Câmara é a urgência de um currículo obrigatório da disciplina de Educação Física para as escolas do estado do Rio.‘’Existem competições, como por exemplo, a Intercolegial nas escolas públicas, que são pouco divulgadas’’, afirma a coordenadora de Qualidade do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Carla Riquet. Para o representante da RCVB, André Paranhos, ações como esta são fundamentais. "As crianças no Brasil vislumbram ascender profissionalmente através do esporte. O levantamento da Uerj e da Câmara Setorial vão ajudar muito no planejamento de incentivos públicos principalmente para o Estado do Rio’’, avalia Paranhos. Para Geiza Rocha, o momento não poderia ser mais adequado. ''Em vista dos megaeventos, a formação de uma geração olímpica no estado do Rio deve ser a meta. Daí a importância de traçarmos uma agenda específica para que isso ocorra", finaliza.

Compõem a Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum Abav/RJ, Abeoc - Regional/RJ, ACRJ, ABIH, Amcham Rio, Clube de Engenharia, Fecomércio, Firjan, Rio Convention & Visitor Bureau, Sebrae/RJ, Sindrio, Uenf, Uerj, UFRJ, UFF.