Sesi/Senai capacita ex-catadores em São Gonçalo

Ex-catadores do Aterro de Itaoca receberam, no dia 1º de setembro, o certificado de conclusão do curso de Eletricista de Construção de Rede, ministrado pelo Sesi/Senai São Gonçalo, no auditório da Unidade. Os formandos fazem parte do Plano Social CTR Alcântara, financiado pela empresa Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental.

Ex-catadores do Aterro de Itaoca receberam, no dia 1º de setembro, o certificado de conclusão do curso de Eletricista de Construção de Rede, ministrado pelo Sesi/Senai São Gonçalo, no auditório da Unidade. Os formandos fazem parte do Plano Social CTR Alcântara – financiado pela empresa Haztec Tecnologia e Planejamento Ambiental -, que reúne uma série de atividades para a promoção social dos catadores de resíduos que atuam no Aterro de Itaoca.

O evento contou com a presença do coordenador de Projetos do Grupo Symthesis, Almir Pereira Junior. De acordo com ele, o projeto foi traçado em duas linhas: erradicação do trabalho infantil e capacitação profissional. ‘’ Cerca de 350 pessoas dependem da atividade no Aterro de Itaoca, que vai deixar de receber lixo em breve. O objetivo é tirar as pessoas que vivem da catação no aterro, e fazer com que essas famílias conquistem novas alternativas de sustento, que possibilitem uma melhor qualidade de vida’’, afirmou.

Também estiveram presentes representantes do CTR Alcântara e da Haztec, além do gerente executivo do Sesi/Senai São Gonçalo, Luiz Ernesto Guerreiro. Ele encerrou a cerimônia agradecendo aos alunos pela dedicação e o esforço. ‘’Momentos como este fazem o trabalho da equipe Senai valer a pena. Ficamos orgulhosos em contribuir com a melhoria da qualidade de vida de vocês’’, afirmou.

Foram seis formandos, entre eles uma mulher. De acordo com Felipe Cruz, 20 anos, a oportunidade de se qualificar representa uma chance mudar a vida da família. ‘’Era catador e agora sou eletricista. Tenho um futuro pela frente e posso transformar a vida dos meus pais e irmãos’’, afirmou. A mãe de Felipe, Bárbara Cruz, 36 anos, vivenciou duas alegrias na noite, ver seu filho formado, e ainda receber uma vaga para se capacitar como costureira, também pelo Senai São Gonçalo. ‘’Esperei minha vida toda por esse dia. São 36 anos vivendo no Aterro de Itaoca’’, disse, emocionada.

Além do curso de eletricista, uma turma de costureira, formada também por ex-catadoras de Itaoca, foi formada no Sesi/Senai São Gonçalo, em parceria com o Sindicato do Polo de Confecções do município. Em breve, uma turma de Auxiliar de Serviços Gerais também será iniciada.

‘’A proposta é oferecer formação em áreas onde existia demanda de mão de obra na cidade de São Gonçalo. A parceria com empresas locais viabiliza a contratação dessa mão de obra. Os alunos do curso de Eletricidade de Rede já estão participando do processo de seleção para empresas prestadoras de serviço na região. O mesmo acontecerá com as costureiras e com os auxiliares de serviços gerais’, afirmou Adriana Gomez, coordenadora-geral do Instituto Synthesis.

Matéria retirada da Revista Carta da Indústria do Sistema Firjan nº 481 – 9 a 15 de setembro de 2010. 

Veja também os primeiros passos da Rede de Formação Profissional Continuada, um portal na internet, de caráter social, em prol da formação e qualificação de mão-de-obra eficiente para suprir as necessidades do estado.