Microempresas são qualificadas para megaeventos no Rio

Reconhecendo as oportunidades de negócios que serão geradas a partir da realização dos megaeventos esportivos no Rio de Janeiro nos próximos anos, o Sebrae/RJ e a ACRJ lançaram, na última segunda-feira (27/9), o Projeto Sebrae na Copa 2014 que deve beneficiar cerca de 2,5 mil empresas.

Reconhecendo as oportunidades de negócios que serão geradas a partir da realização dos megaeventos esportivos no Rio de Janeiro nos próximos anos, o Sebrae/RJ e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) lançaram, na última segunda-feira (27/9), o Projeto Sebrae na Copa 2014. As micro e pequenas empresas – e também os empreendedores individuais – serão qualificadas por meio de capacitações, consultorias e rodadas de negócios. Cerca de 2,5 mil empresas podem ser beneficiadas.

As ações desenvolvidas pelo Sebrae serão divididas em três: Trilha de excelência, que consiste na aplicação de um diagnóstico para identificar o grau de competitividade de cada empresa; Sistema de inteligência competitiva, ou seja, um sistema de informações estratégicas que será disponibilizado para as empresas; e Rede de acesso ao mercado de oportunidades, a criação de redes de relacionamento, com objetivo de estreitar parcerias comerciais.

Poderão participar do programa empresas que estejam localizadas nas principais zonas esportivas  - Maracanã, Deodoro, Barra da Tijuca e Copacabana -, aquelas situadas a 100 quilômetros da capital e também as que funcionam em municípios que tenham grande concentração de turistas, como Angra dos Reis, Búzios e Petrópolis.

O programa será realizado com empresas de 24 segmentos, que serão diretamente impactados pela Copa, como comércio varejista de souvenir, brindes e bijuterias, comércio varejista de artigos esportivos, meios de hospedagem, agências de viagens, alimentos fora do lar, organização de eventos, construção civil e reformas, móveis, artesãos, web designers, designers, entre outros. 

Ao todo, 500 empresas participarão de todas as fases do programa, mas estima-se que outros 2 mil empreendimentos sejam beneficiados por alguma ação do projeto, desde palestras a consultorias.

As empresas interessadas em participar do projeto devem procurar o Sebrae/RJ ou entrar em contato com a Central de Relacionamento da entidade, no número 0800-570-0800.