Rio em Foco apresenta resultados do Programa Talentos do Brasil no estado

Com foco no setor de moda, o Programa Talentos do Brasil, tem como um dos objetivos gerar renda para a população rural estimulando a formalização do artesanato brasileiro e possibilitando a sua comercialização em escala nacional. Para conhecer o Programa, nossa equipe foi a São Francisco de Itabapoana.

Desenvolvido desde 2005 e com foco no setor de moda, o Programa Talentos do Brasil, tem como um dos objetivos gerar renda para a população rural estimulando a formalização do artesanato brasileiro e possibilitando a sua comercialização em escala nacional. Para conhecer um dos pólos do Programa, a equipe do Rio em Foco foi a São Francisco de Itabapoana, no Noroeste do Estado do Rio. Na região há grande incidência da taboa, uma planta aquática que está sendo usada para criar artigos de moda e decoração.

Como parte do segmento de moda, que pressupõe uma diferenciação da forma de trabalho do produto, o Talentos do Brasil responde a um consumidor que deseja um produto customizado. ‘’No Talentos, você vende uma história, um conceito, além do próprio destino turístico’’, explica a coordenadora do Programa, Patrícia Mendes. No programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (27/09), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET), são debatidos os desafios da formalização, e principalmente os gargalos que impedem o desenvolvimento do artesanato como atividade econômica sustentável.

De acordo com a gerente de economia criativa do Sebrae-RJ, Heliana Marinho, a comercialização é o principal entrave no fomento do artesanato rural. “Por isso, o Talentos do Brasil possui um processo inovador de estruturação, a Cooperunica, que é responsável nacionalmente pela distribuição, logística e venda dos produtos. Isso deixa o comprador mais seguro, já que o cliente compra num espaço coletivo, produtos de todo o Brasil”, afirma Heliana.

A Cooperúnica possui um ano e é responsável por integrar as cooperativas singulares, ou seja, locais. Ao todo, 15 grupos formalizados de todo o país participam da iniciativa. ‘’Hoje o artesanato tem que ter meios formais para conseguir um espaço no mercado nacional e internacional, e é isso que a Cooperúnica representa’’, explica Patrícia Mendes.

A formalização e o treinamento dos grupos artesãos são os focos do Talentos do Brasil. ‘’A formalização tem uma finalidade lógica e motivacional e o treinamento, influencia no comportamento e no entendimento de mercado por parte dos artesãos’’, avalia Heliana Marinho. Na Cooperunica, a voz dos participantes é fundamental, todas as decisões são tomadas em grupo, ‘’realizamos encontros nacionais de planejamento, nos quais os participantes das cooperativas estabelecem, por exemplo, o preço dos produtos’’, diz Patrícia Mendes.

O futuro do Talentos do Brasil é ser autossustentável. A curto prazo, a certificação sustentável é um objetivo. “A sustentabilidade financeira está na pauta e nós estamos nos adequando aos poucos. Por exemplo, em parceria com a empresa Ecocert, faremos da taboa, reconhecida como uma planta endêmica do Estado do Rio, o primeiro produto de fibra certificado no mundo. É importante frisar que o diferencial da certificação, é que ela pode ser transformado em renda”, diz Marinho.

De acordo com Patricia, a sustentabilidade financeira deve ocorrer em 3 ou 4 anos. Apesar de ser subsidiado, a meta é deixar de ser. ''O Programa, acima de tudo, é visto como um processo de aprendizado, tanto para nós, instituições parceiras, quanto para os artesãos. Não há pressa em esgotarmos esse trabalho'', finaliza Heliana Marinho.

Para os que perderem a exibição, o programa fica disponível no site http://www.rioemfoco.rj.gov.br/ a partir de terça-feira (28/09). Na TV Alerj, o programa tem reprises aos sábados, às 17h, e domingos, às 20h.

Veja em que canais a TV Alerj é exibida no estado:

NITERÓI (03)

NOVA FRIBURGO (97)

RIO DE JANEIRO (12)

TERESÓPOLIS (41)

TRÊS RIOS (96)

VOLTA REDONDA (13)

ANGRA dos REIS (14)

BARRA MANSA (96)

CABO FRIO (34)

CAMPOS DOS GOYTACAZES (10)

ITAPERUNA (99)

MACAÉ (10)

PETRÓPOLIS (95)

RESENDE (96)

SÃO GONÇALO (12)

PATY DOS ALFERES (96)