Chamada Pública apóia a organização produtiva dos agriculturores familiares

Inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. Este é o objetivo do edital "Talentos do Brasil Rural: Turismo e Agricultura Familiar a Caminho dos Mesmos Destinos", divulgado pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. Este é o objetivo do edital "Talentos do Brasil Rural: Turismo e Agricultura Familiar a Caminho dos Mesmos Destinos", divulgado no início do mês de setembro pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA). Em princípio, 12 capitais brasileiras e seus respectivos entornos serão atendidas: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O projeto irá classificar e selecionar empreendimentos constituídos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais brasileiras que trabalham com cosméticos, decorativos e utilitários (artesanato), alimentos e bebidas, apoiando a estruturação desses grupos de forma sustentável, focada no mercado e na gestão participativa. O objetivo é estimular a troca de conhecimentos, valorizar a identidade cultural e promover a geração de emprego e renda.

Para os equipamentos turísticos (hotéis, restaurantes e lojas de artesanato), o projeto traz melhores condições de preço e de qualidade a eles, já que a compra é realizada diretamente do produtor, sem atravessadores. Além disso, a oferta de produtos da agricultura familiar, com princípios atrelados à sustentabilidade, permitirá a estes equipamentos transmitir uma imagem de responsabilidade socioambiental, que poderá ser ressaltada em ações de marketing. Membro da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável do Fórum e especialista em Meio Ambiente da Fecomércio-RJ, Cristiane Soares avalia que projetos como este  alavancam negócios geram novos empregos e fortalecem a economia solidária das cadeias produtivas ligadas à cultura e ao turismo do estado do Rio de Janeiro. "Iniciativas assim, são sempre bem-vindas", afirma.

BENEFÍCIOS PENSANDO NOS TURISTAS

Os turistas também conquistarão benefícios, dentre eles uma melhor qualidade nos produtos e serviços a eles oferecidos, na medida em que consumirão produtos da agricultura familiar, com traços da identidade regional, desenvolvidos com responsabilidade socioambiental.

Para analista de Meio Ambiente da Firjan, Ivan Sá Earp de Mello, o edital abre espaço para que importantes ações, com base sustentável possam ser apresentadas para o mercado possibilitando, desenvolvendo produtos que dificilmente poderiam concorrer com o grande mercado. "A inserção de tais produtos diretamente no mercado do turismo ainda possibilita levar a cultura local para outros cantos do mundo".

As entidades que quiserem participar do processo de seleção deverão se inscrever até o dia 27 de setembro, pela Internet, nas páginas do Sebrae-RS (www.sebrae-rs.com.br), do Sebrae nacional (www.sebrae.com.br),  dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br/saf) e do Turismo (www.turismo.gov.br). Os resultados serão divulgados a partir do dia 25 de outubro.

Para outras informações, acesse o edital ou escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..