Escolas da rede estadual do Rio incentivam vocação econômica regional

Colégio em Nova Friburgo oferece formação voltada para a realidade dos estudantes do meio rural e capacita técnicos especialistas na produção de alimentos, incentivando práticas que favoreçam o desenvolvimento sustentável. Além do curso técnico em agropecuária, a instituição passou a oferecer também o de administração.

O Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, em Nova Friburgo, Região Serrana Fluminense, é uma das escolas agrícolas da rede pública estadual onde o elemento de destaque no ensino é a terra. A ideia é oferecer uma formação voltada para a realidade dos estudantes do meio rural e capacitar técnicos especialistas na produção de alimentos, incentivando práticas que favoreçam o desenvolvimento sustentável.

Com 16 anos de existência, a instituição forma alunos com a habilitação de Técnico em Agropecuária e, a partir deste ano, também passou a oferecer o curso Técnico de Administração. "O nosso aluno de Agropecuária sai com dois diplomas: o do Ensino Médio tradicional e outro de Ensino Técnico. São disciplinas de agricultura, de zootecnia, de agropecuária, entre outras. Paralelamente, as outras matérias se integram e aproveitam os problemas históricos da região. Esta interdisciplinaridade é muito boa, é quase que espontânea, pelos professores conhecerem muito bem a região", explicou o diretor-adjunto da escola, Ronaldo Schuenk.

Implantada em uma área rural de 275 mil metros quadrados, a unidade é a primeira em experiência pedagógica de alternância no estado. A maior parte dos alunos que se matriculam na unidade é composta de filhos de produtores em sua maioria oriundos do Ensino Fundamental da Fazenda Escola Alberto I, que funciona no mesmo local.

A necessidade de a escola oferecer aos alunos a disciplina de Agropecuária se deu pelo fato de a região ser uma das principais produtoras de hortigranjeiros no estado. A disciplina de Administração surgiu com o propósito de ensinar a gerir melhor as propriedades rurais. O objetivo é incentivar as atividades econômicas existentes no local.

SUSTENTABILIDADE E SOLIDARIEDADE

A duração dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico de Administração é de três anos. A escola é composta por laboratório de ciências, biblioteca, refeitório, laboratório de informática, alojamento, hortas, estufas, apiário, horto medicinal, minhocário, laboratório de fitoterapia e capril. Uma parte dos produtos cultivados no local é destinada à alimentação dos alunos, funcionários e professores. A outra parte é doada para escolas públicas e instituições de caridades.

"Trabalho no processo de desidratação das ervas plantadas neste local. O procedimento consiste em colhê-las no período da manhã, separá-las uma por uma e colocá-las numa mesa de desidratação durante duas semanas. Depois, elas ficam prontas para serem consumidas. Esta graduação foi muito importante para mim, pois, além de eu trabalhar na escola, faço e vendo produtos como sabonetes, sais de banho e saches para armários", contou a ex-aluna do curso Técnico de Agropecuária e supervisora de estágio do local, Érica Macário.

A matrícula deve ser realizada via Internet, pelo site da Secretaria de Educação. O colégio fica na Estrada dos Três Picos, s/nº, Baixada de Salinas, Nova Friburgo. Mais informações pelo telefone: (22) 2543-6907.