Entre os dias 17 e 26 de setembro acontece, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira edição do projeto Tô no Polo, festival gastronômico realizado simultaneamente com atividades culturais. O evento ocorrerá em 16 regiões da cidade, indo desde Paquetá a Barra de Guaratiba, passando pela Zona Sul, São Conrado, Barra da Tijuca, Centro, Benfica, Bangu e Campo Grande. Ao todo serão 600 estabelecimentos participantes.
O projeto visa proporcionar aos cariocas e turistas a oportunidade de ir de um polo a outro, participando de suas atrações e conhecendo melhor os serviços oferecidos. A oferta de atividades culturais gratuitas, como shows, dança, teatro, sessões de cinema, exposições, intervenções artísticas, roteiros culturais e históricos guiados busca dar ao projeto um tom de entretenimento para toda a família.
"O programa Polos do Rio, que realiza o primeiro Tô no Polo, é o encontro virtuoso entre o poder público e a iniciativa privada. Respeitar as vocações das diversas regiões da cidade, estimular a atividade econômica e consolidar espaços atraentes de convivência para os cariocas e turistas são objetivos desta iniciativa. A revitalização econômica e social do Rio só terá êxito através da parceria de diversos atores", declara o Secretário Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, Marcelo Henrique da Costa.
O Tô no Polo é um evento apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Município do Rio de Janeiro (Sedes), pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), pela Fecomércio-RJ, pelo Sebrae-RJ e pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio). O programa estimula ao mesmo tempo a atividade econômica dos locais. Segundo os organizadores, a expectativa é um aumento em 15% das vendas durante os dias do evento.
A programação está disponível na íntegra no site oficial do evento.
Veja também a entrevista do Fórum com a coordenadora do Programa Polos do Rio, Louise Nogueira.