Santa Cruz ganha unidade Sesi/Senai

Inauguradas no dia 26 de agosto, as novas instalações da unidade Sesi/Senai em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, ocupam uma área de 4.411m² na Rua Felipe Cardoso, 713. Com o slogan ‘’Melhor do que ter tudo perto é ter tudo no mesmo lugar'', a unidade oferece cursos de educação básica de jovens e adultos e profissionalizante.

Inauguradas no dia 26 de agosto, as novas instalações da unidade Sesi/Senai em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, ocupam uma área de 4.411m² na Rua Felipe Cardoso, 713, bem no centro do bairro. Com o slogan ‘’Melhor do que ter tudo perto é ter tudo no mesmo lugar'', a unidade, além de oferecer cursos de educação básica de jovens e adultos e profissionalizante, também conta com serviços de Medicina e Odontologia para o público em geral.

Com foco na área metalmecânica, oferece cursos de aprendizagem até o nível técnico de mecânica, manutenção e toda a parte elétrica e eletrotécnica. A cerimônia de inauguração reuniu, em um almoço, todos os instrutores, professores, funcionários e a diretoria do Sistema Firjan. De acordo com o presidente Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, Santa Cruz está recebendo uma escola moderna do Senai-RJ, que irá oferecer diversos cursos que irão contribuir para a qualificação profissional dos alunos. ‘’A Zona Oeste reúne empreendimentos de diferentes e importantes segmentos da indústria, e a implantação dessa unidade do Senai-RJ vem atender a uma forte demanda por formação profissional na região’’, afirmou.
 
MODERNIDADE E TECNOLOGIA A SERVIÇO DAS INDÚSTRIAS

Com uma moderna infraestrutura, a unidade Sesi/Senai de Santa Cruz conta com nove laboratórios de tecnologia, oficinas de usinagem, manutenção mecânica, eletricidade predial e industrial, soldagem, além de 20 salas de aula e um complexo de medicina e odontologia. A implantação da unidade foi uma percepção do Sistema Firjan de que o eixo de desenvolvimento da Zona Oeste do Rio estava se deslocando para a região e também para Campo Grande e o município de Itaguaí. ‘’Estamos acompanhando o desenvolvimento econômico do estado. Grandes empresas estão se instalando na região e essa unidade, localizada no centro de Santa Cruz, já está utilizando toda a sua capacidade instalada. Isso demonstra que nossa decisão foi acertada!’’, afirma Maria Lúcia Telles.

Com um total de 1.600 alunos, em três turnos, a procura está sendo tão grande que há aulas nos sábados e a unidade vem recebendo pedidos para que também aconteçam aos domingos. A nova instalação oferece cursos profissionalizantes  de aprendizagem industrial, qualificação profissional e de aperfeiçoamento nos segmentos de automação, automotiva, eletricidade, soldagem, mecânica, tecnologia da informação e gestão. A novidade, segundo o gerente executivo da unidade, João Carlos Reginaldo e Silva, foi a implantação do curso de técnico de segurança no trabalho para alunos que já têm ensino médio completo. Atualmente são duas turmas, com 35 alunos cada, e outras duas serão formadas até novembro.

A unidade de Santa Cruz tem três andares e um enorme galpão e exigiu investimento em torno de R$2 milhões para adequação das instalações. ‘’Todos os ambientes foram trabalhados para proporcionar aos alunos e clientes as melhores instalações possíveis. Além disso, foram comprados móveis e equipamentos para a área de saúde, como macas, e instrumentos para os laboratórios de automação, hidráulica e pneumática’’, afirmou o gerente. Durante as obras, as instalações também foram totalmente adequadas para atender aos requisitos do Programa de Gestão Ambiental do Sistema Firjan e foi implantado o sistema de coleta seletiva do lixo e descarte eficiente dos óleos das máquinas e dos resíduos da área de saúde.

REGIÃO EM CRESCIMENTO  

A Zona Oeste do Rio e os municípios vizinhos apresentam fortes sinais de crescimento e desenvolvimento. Basta dizer que estão presentes no entorno empresas do porte da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Altlântico, Nuclep, Siemens VAI, AmBev, Quaker, Casa da Moeda, Gerdau, Michelin, entre outros. Nesse sentido, a localização da nova unidade do SESI/Senai de Santa Cruz é estratégica. E sua área de abrangência chega a diversos bairros, como Bangu, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Inhoaiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Sepetiba e ainda aos municípios de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica.

Por estar localizada na área central de Santa Cruz, facilita e muito o acesso de clientes, alunos, colaboradores e moradores da região e do entorno, além de contribuir para o desenvolvimento da região.

NOVA UNIDADE RECEBE RECONHECIMENTO

As empresas elogiaram a localização da nova unidade, como afirma o diretor de RH da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, Valdir Monteiro. ‘’O Sesi/Senai Santa Cruz agrega uma ótima localização à qualidade de ensino, característica marcante dos cursos oferecidos’’, destaca. Hoje são cerca de 250 alunos da CSA que estão sendo qualificados na unidade de Santa Cruz na área de processos siderúrgicos. Por meio dessa parceria, iniciada em 2007, já foram formados 1.500 profissionais para a siderúrgica.

A localização da unidade, no centro de Santa Cruz, é estratégica para as empresas, na avalização de Maurílio Eleutério Sutani, gerente de planejamento da Siemens, prestadora de serviços para a CSA. ‘’Hoje há dificuldades de se encontrar profissionais capacitados para a área de manutenção , daí a importância dessa parceria com o Sesi/Senai, porque está dando facilidade de acesso aos nossos funcionários’’. Essas parcerias não param por aí. A unidade de Santa Cruz também forma mão de obra qualificada em cursos de técnicos de mecânica para outras grandes empresas, como a AmBev e a Michelin – num total de 150 alunos, além da Gerdau, que tem sete turmas.

Matéria reproduzida da Revista Carta da Indústria do Sistema Firjan - nº480 - 02 a 08 de setembro de 2010.

Veja a matéria sobre o lançamento do estudo Desenvolvimento Econômico Local da Zona Oeste do Rio de Janeiro do Grupo de Economia da Inovação do Instituto de Economia da UFRJ.

Assista também o Rio em Foco Especial Educação e Empreendedorismo.