Fórum define estrutura da Rede de Educação Continuada do Rio

Uma rede de caráter social e flexível, que utiliza as tecnologias e metodologias das diversas entidades pertencentes ao Fórum na formação profissional e continuada da população fluminense. Este foi o primeiro desenho da Rede de Educação Profissional e Tecnológica Continuada do Estado do Rio de Janeiro. Fique por dentro.

Uma rede de caráter social e flexível, que utiliza as tecnologias e metodologias das diversas entidades pertencentes ao Fórum de Desenvolvimento do Rio na formação profissional e continuada da população fluminense. Este foi o primeiro desenho da Rede de Educação Profissional e Tecnológica Continuada do Estado do Rio de Janeiro, criado a partir da reunião realizada nesta quinta-feira (09/09) pelo Grupo de Trabalho da Rede, na Uerj.

O objetivo é o aprimoramento da qualificação profissional com impactos no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida da população do Rio de Janeiro. "O encontro de hoje foi muito importante para estruturar essa nova rede. Na próxima reunião queremos que os demais participantes apresentem os conteúdos que pretendem disponibilizar na rede", comentou a secretária-geral do fórum, Geiza Rocha. A rede tem como objetivo alimentar o mercado com profissionais de nível técnico qualificado para atender todas as regiões do Rio de Janeiro.

Composta por cursos e oficinas on-line com livre acesso pela sociedade, a Rede é baseada nos princípios de simplicidade, estética, agilidade e praticidade. A idéia é que neste portal sejam disponibilizados cursos on line nas áreas de petróleo e gás, turismo, tecnologia e inovação, identificadas como estratégicas.

Como eixos transversais foram definidos conteúdos de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, saúde e segurança no trabalho e empreendedorismo e fomento à cultura empreendedora.

"A Rede buscará atender às demandas estratégicas que se apresentam a curto e médio prazo no Estado do Rio , este será o filtro para a escolha dos cursos", diz a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha. Através de ferramentas como e-learning, textos digitalizados, web TVs e outros, o portal conjugará conteúdos já existentes relacionados principalmente à construção civil, serviços, comércio, transporte e logística.

A gestão da Rede será responsabilidade do Conselho Gestor, que deverá ser definido na próxima reunião, marcada para 23 de setembro. "A Rede deve ser um espaço de convergência, alimentado por conteúdos que estão sendo já aplicados", explica a coordenadora da Universidade Corporativa de Transporte da Fetranspor, Ana Rosa Bonilauri. Já a professora Eloíza Oliveira da Uerj ressalta, ‘’ A renovação dos conteúdos deve ser constante, à medida em que forem surgindo novos cursos. Além disso, a Rede pode abrigar um repositório, espécie de biblioteca virtual, no qual os arquivos estejam disponíveis para download gratuito", finaliza.

Quanto à certificação dos cursos oferecidos, o Grupo de Trabalho concordou que a melhor metodologia seria a de atestar a participação das pessoas no curso. "Este trabalho de articulação do Fórum é de suma importância para a população fluminense como um todo, de modo que torna visível o trabalho das instituições, e contribui para a formação profissional do cidadão fluminense neste momento em que o Rio recebe as atenções do mundo devido aos megaeventos", explica a professora Eloíza.

A reunião do GT contou com a participação da Fundação Cecierj, do Proderj, da Secretaria Estadual de Educação, da Fetranspor e da Uerj. No próximo dia 23 de setembro, o grupo se reunirá com os demais participantes da rede para definir os conteúdos e a forma de participação das entidades, bem como a composição do conselho gestor da rede.