Eventos agitam o setor de moda do Rio de Janeiro

O Senai Moda e Design realizará, entre os dias 15 e 17 de setembro, a 5ª edição do Alto Verão Carioca, evento que tem como público-alvo os compradores de atacado de moda. Já na terça-feira, 21/09, realizará o Giro Senai Moda Tecnologia. O encontro terá a presença do assessor de tecnologia, Joaquim Ribeiro.

O Senai Moda e Design realizará, entre os dias 15 e 17 de setembro,  a 5ª edição do Alto Verão Carioca, evento que tem como público-alvo os compradores de atacado de moda. Durante o evento, compradores nacionais e internacionais poderão visitar, com o acompanhamento de equipe especializada, showrooms de marcas brasileiras e ateliês de grifes cariocas.

O ponto de partida das visitas será o Hotel Ipanema Plaza, que fica na Rua Farme de Amoedo, nº. 34, em Ipanema. No local, os compradores poderão negociar com 10 pólos de moda de diversos estados brasileiros, das 9h às 19h.

De acordo com a gerente do Senai Moda e Design, Cristiane Alves, o Sistema Firjan pretende criar um momento para o lançamento das coleções de verão e para a geração de negócios. “A proposta do Alto Verão Carioca é muito importante para suprir as necessidades das lojas para as festas de final de ano e para os meses de janeiro e fevereiro”, explica.

Entre os expositores confirmados, estão os pólos de moda Joia Carioca, Moda Carioca, Moda Campos, Moda Niterói, Moda Noroeste, Moda Petrópolis, Moda São Gonçalo, Moda Sul Fluminense, Moda Nova Friburgo e Pólo de Calçados e Acessórios RJ.

TECNOLOGIA EM PROL DO SETOR

Já na terça-feira, 21/09, o Senai Moda e Design realizará o Giro Senai Moda Tecnologia. O encontro, que acontecerá na sede do Sistema Firjan, às 18h, terá a presença do assessor de tecnologia da entidade, Joaquim Ribeiro, para ministrar a palestra "Como melhorar o desempenho através da sincronia das áreas na empresa de Moda".

Entre os assuntos a serem abordados pelo assessor, estão a redução das sobras de insumos (tecidos e aviamentos); a melhoria dos prazos de entrega (pontualidade); a eliminação dos excessos de recursos (redução de custos); e, ainda, a maior rapidez do processo (melhor lead time).

As palestras apresentadas no Giro Senai Moda Tecnologia têm por objetivo mostrar aos micro e pequenos empresários os novos conhecimentos e tecnologias do setor. A proposta é que possam conhecer e utilizar os atuais recursos tecnológicos para agilizar os processos da cadeia produtiva da moda e, consequentemente, aumentar a competitividade dos setores têxtil e de confecção fluminense.

Veja também o programa Rio em Foco que abordou o tema Iniciativas do Setor da Moda, segundo setor que mais emprega no Estado do Rio de Janeiro.