Mascote dos 5º Jogos Mundiais Militares é apresentada oficialmente

Organização do evento, que acontecerá de 16 a 24 de julho de 2011, no Rio, iniciou enquete para que o público escolha o nome do personagem, criado pelo desenhista Maurício de Sousa e representado por um superatleta militar futurista. Os Jogos pretendem reunir cerca de 6 mil atletas de 110 países, que irão competir em 20 esportes.

O comitê de planejamento dos 5º Jogos Mundiais Militares, que serão realizados de 16 a 24 de julho de 2011, no Rio de Janeiro, iniciou uma enquete para a escolha do nome da mascote oficial do evento, apresentada oficialmente ao público no último domingo (05/09). Criada pelo desenhista Maurício de Sousa, a mascote é representada por um superatleta militar futurista. Três nomes estão disponíveis no site para a votação que vai até o dia 30: Super Pax (do latim, "paz"; e super, por ser um superatleta); Arion (de origem grega, significa "o que tem energia"); e Turi (de origem tupi-guarani, significa "tocha").

A votação pode ser feita no portal dos Jogos, ou a partir de urnas eletrônicas que serão espalhadas pela cidade, em áreas públicas, escolas e organizações militares, dando a chance de todos participarem, inclusive os que não têm acesso à internet.

A divulgação do nome, com a presença da própria Mascote, será no dia 12 de outubro – Dia das Crianças –, na Quinta da Boa Vista, e os organizadores do Rio 2011, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realizarão uma série de atividades com as crianças e adultos que forem prestigiar o evento.

Os 5º Jogos Mundiais Militares pretendem reunir cerca de 6 mil atletas de 110 países, que irão competir em 20 esportes, sendo 15 olímpicos e 5 militares.

Veja aqui como foi a reunião da Cãmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do do Fórum de Desenvolvimento do Rio que debateu em agosto deste ano a preparação do Rio para sediar os eventos esportivos. O evento contou com representantes da secretaria estadual de Esportes, Turismo e Lazer, do Comitê de Planejamento Operacional dos V Jogos Mundiais Militares, do Comitê Olímpico Brasileiro, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Gol de Letra.