Rio promove Seminário Internacional sobre Economia Criativa

Programação, que terá a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, reunirá autoridades nacionais e mundiais, com objetivo de refletir, avaliar e delinear diretrizes para o desenvolvimento de projetos e programas no campo da economia criativa. Evento também incentivará estudo sobre o tema.

Referência no desenvolvimento do conceito de economia criativa no Brasil, o Rio de Janeiro vai sediar, entre os dias 1 e 3 de setembro, o Seminário Internacional de Propriedade Intelectual e Economia da Cultura - dois pilares da Economia Criativa. O evento será aberto nesta quarta-feira (1º/09), às 9h, no Centro Cultural da Justiça Federal, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

A programação reunirá autoridades nacionais e mundiais no tema, com objetivo de refletir, avaliar e delinear diretrizes para o desenvolvimento de projetos e programas no campo da economia criativa. A expectativa dos organizadores é reunir um número expressivo de instituições e especialistas em Propriedade Intelectual, Economia da Cultura Economia Criativa, funcionando como um espaço de intercâmbio de experiências entre a comunidade acadêmica, a sociedade civil e os órgãos públicos.

Entre os nomes internacionais já confirmados, destacam-se Dimiter Gantchev, diretor do Departamento de Indústrias Criativas e Culturais da OMPI em Genebra; Fernando Barrio, professor e diretor de Relações Internacionais da Universidade Nacional da Argentina; John Howkins, professor e presidente da BOP Consultores, de Londres, e Michael Jensen, consultor da TDC Play, de Copenhagen (Dinamarca).

EVENTO INCENTIVA ESTUDOS SOBRE O TEMA

O seminário é resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa no Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Logo após a abertura, será lançado o Concurso Nacional de Monografia de Direitos Autorais, promovido pela União Brasileira de Compositores.

O evento conta com apoio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), da União Brasileira de Compositores (UBC), da Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Autorais (Socinpro) e do Centro em Inteligência Empresarial (Crie/Coppe/UFRJ).

Agência Rio