Projeto da Uerj desbrava histórico da cidade

Resgatar a história do espaço urbano e revelar a cultura carioca é a principal motivação do projeto Roteiros Geográficos do Rio, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Coordenado pelo Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade (NeghaRIO), do Instituto de Geografia (Igeog) da universidade.

Resgatar a história do espaço urbano e revelar a cultura carioca é a principal motivação do projeto Roteiros Geográficos do Rio, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Coordenado pelo Núcleo de Estudos Sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade (NeghaRIO), do Instituto de Geografia (Igeog) da universidade, o projeto promove caminhadas gratuitas, de dia e à noite, na área central do Rio e em outros pontos da urbe carioca, tais como os bairros da Glória, Catete, Flamengo e Copacabana.

Durante o mês de setembro, o projeto Roteiros promoverá quatro passeios urbanísticos: o "Avenida Rio Branco – nos Braços e na Alma do Povo" (05/09), que falará sobre a Praça Mauá como canteiro no meio da Avenida Central; as marcas de um passado Colonial, do Reino e do Império em ruas como a Teófilo Otoni; e uma porta relíquia no prédio do Iphan. A caminhada terá saída do Edifício Rio Branco nº 1, às 9h. Já no dia 23/09, o passeio "Caminhando entre luzes no Centro do Rio à noite" falará sobre o Luminoso Centro Cultural Banco do Brasil; o foco de luz distante e permanente do Antigo Senado e da Catedral de Benedito e da Senhora do Rosário; e o diálogo do Rio Colonial com a Cidade Maravilhosa. Este saírá dos degraus da Casa França-Brasil, às 20h.
 
Mais ao final do mês, nos dias 25/09 e 30/09, o Roteiros promoverá os passeios "(Re)conhecendo e Descortinando Símbolos da Rua do Mercado, Praça XV e Arredores" e o "Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé". O primeiro, com saída às 16h da Igreja do Carmo, visitará o Palácio Tiradentes (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e a Praça XV, da chegada da família real, do cortejo fúnebre, e das comemorações da Abolição da Escravidão. O segundo passeio, com saída às 20h do adro da Catedral Presbiteriana, visitará o Centro Cultural Carioca, a Igreja Nossa Senhora da Lampadosa e a Avenida Passos, território da "Daspu".

O site oficial do projeto pode ser acessado aqui (http://roteirosgeorio.wordpress.com). As inscrições são grátis e podem ser efetuadas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo Twitter: @roteirosgeorio ou pelo telefone (21) 8871-7238.