Programa qualificará 4 mil profissionais de turismo para megaeventos

O Ministério do Turismo está lançando o Programa Rio + Hospitaleiro, que visa capacitar os profissionais que mantêm contato direto com os turistas da cidade, como taxistas, garçons, recepcionistas e guardas municipais. O projeto vai preparar estes profissionais para a Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas de 2016.

O Ministério do Turismo (MTur) está lançando o Programa Rio + Hospitaleiro, que visa capacitar os profissionais que mantêm contato direto com os turistas da cidade, como taxistas, garçons, recepcionistas e guardas municipais. O projeto vai preparar estes profissionais para receber os visitantes que chegarem à cidade para a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016. A iniciativa tem investimentos de R$ 1,3 milhão e ambiciona qualificar quatro mil profissionais.

Segundo o ministro Luiz Barreto, o trabalho de qualificação do setor turístico é um dos principais legados que a Copa e as Olimpíadas deixarão para o país. “O turismo no mundo, hoje, está cada vez mais competitivo e o diferencial para que o visitante decida voltar é a qualidade dos serviços. O Rio de Janeiro tem espaço para crescer não apenas no turismo internacional, mas também doméstico”, disse o ministro, que aproveitou para dar uma boa notícia ao trade local: a partir deste segundo semestre, o Rio de Janeiro receberá dois novos voos internacionais, um de Lima (Peru) e outro de Londres (Inglaterra).

O prefeito da cidade, Eduardo Paes, que participou da solenidade de lançamento do Programa em maio deste ano, lançou o desafio: “Vamos trabalhar a qualificação em todas as etapas da recepção do turista, para que o Rio esteja preparado para atender bem até o mais exigente dos visitantes. Estamos trabalhando dentro do cronograma para fazer com que programas como o Rio + Hospitaleiro se transformem em crescimento econômico para o estado.”

O secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Pedro de Mello, que também esteve na solenidade, apresentou dados sobre os últimos períodos de verão e carnaval, nos quais a cidade atingiu recordes em taxa de ocupação e entrada de turistas estrangeiros. “Estamos evoluindo também na organização de eventos, tanto de negócios como esportivos. Hoje, já somos a terceira principal cidade da América Latina nesse ranking, atrás apenas de Buenos Aires e São Paulo. Iniciativas como essa, de qualificação profissional, certamente vão melhorar nossa posição nesse cenário.”

O Rio + Hospitaleiro terá 28 horas de aula, todas presenciais. O conteúdo do curso, que vai até outubro, tratará de temas como Turismo, Comunicação, Relações Interpessoais, História da Cidade e Educação Ambiental.