FGV revela estimativas para a Copa de 2014

A maioria dos turistas estrangeiros que foi à Copa de 2010 na África do Sul tem renda e escolaridade altas, é solteira e permaneceu, em média, 17,6 noites no país, informa uma recente pesquisa encomendada à Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelo Ministério do Turismo (MTur) para pautar o planejamento do mundial de 2014. Fique por dentro.

A maioria dos turistas estrangeiros que foi à Copa de 2010 na África do Sul tem renda e escolaridade altas, é solteira e permaneceu, em média, 17,6 noites no país, informa uma recente pesquisa encomendada à Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelo Ministério do Turismo (MTur) para pautar o planejamento do mundial de 2014.

Entre os dias de realização da Copa na África do Sul, a FGV entrevistou 4.835 pessoas de 69 países em nove cidades, sendo a maior parte dos entrevistados europeus (46%), norte-americanos e sul-americanos (41%).

Segundo o estudo da universidade, 87% dos turistas pagaram a viagem com recursos próprios e gastaram em média R$ 11,4 mil, sem contar as despesas com passagem. Do total, 83% são homens, 60% solteiros e 86% concluíram, no mínimo, o curso superior. Para o ministro Luiz Barreto, "os números revelam o potencial da Copa de atrair um turista de alto poder aquisitivo e disposto a gastar, um turista que interessa a qualquer país do mundo".

ESTIMATIVAS PARA O BRASIL

A pesquisa revela também que cada turista visitou, em média, 3,8 cidades sul-africanas. "Essa mobilidade deve ser considerada por todas as cidades brasileiras e, principalmente, entre cidades-sede, que têm grande chance de se beneficiar com o trânsito de estrangeiros e brasileiros pelo país no período dos jogos", diz Barretto. A FGV apurou que 80% dos turistas que estiveram na África do Sul ainda não visitaram o Brasil. O MTur estima que 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros circularão pelo Brasil durante os 30 dias da competição.