Monumentos do Rio de Janeiro ganham acervo virtual

Com mais de mil obras, o portal é o primeiro catálogo eletrônico a registrar tais obras e tem fundamental importância para a preservação da memória da cidade. Segundo o guia turístico Alex Belchior, o projeto tem como objetivo inventariar as obras de arte dos logradouros públicos do município do Rio de Janeiro. Clique e saiba mais.

Apesar do maior número de monumentos do Brasil se encontrar no estado do Rio de Janeiro, boa parte da população fluminense não os conhece, ignorando o seu valor histórico para o país. Pensando nisso foi criado o Portal dos Monumentos do Rio.

Com mais de mil obras, o portal é o primeiro catálogo eletrônico a registrar tais obras e tem fundamental importância para a preservação da memória da cidade. Criado em janeiro de 2010 pelo guia de turismo Alex Belchior, o projeto tem como objetivo inventariar as obras de arte dos logradouros públicos do município do Rio de Janeiro.

O material, que hoje está disponível gratuitamente, é fruto de mais de dois anos de pesquisas, meses dentro das bibliotecas, diversas visitas a sebos e livrarias e, principalmente, muito trabalho de campo, durante as visitas técnicas como guia de turismo, quando ele também se dedicava a fotografar os monumentos.

"Agora a população vai poder tirar suas dúvidas e, principalmente, os alunos das rede estadual, municipal e particular poderão pesquisar a história do país através do acervo virtual. Infelizmente, a falta de interesse pelos monumentos em nossa cidade e até em outros municípios é grande. Boa parte da população só conhece os monumentos pelas pichações feitas por vândalos e não pelo seu valor histórico", lamenta o idealizador Alex Belchior, que pretende ampliar o trabalho para outros municípios do estado.