Rio em Foco debate a indústria pesqueira no Estado do Rio de Janeiro

Por que o peixe é tão caro no Rio? Para apontar soluções para o setor, o Rio em Foco reuniu o assessor técnico da Superintendência da Pesca, Alberto Frega, o comandante Flavio Leme, do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, e o presidente da Federação de Agricultura Pecuária e Pesca do Estado, Rodolfo Tavares.

Por que o peixe é tão caro no Rio de Janeiro? Para buscar respostas e apontar gargalos e soluções para o setor da pesca industrial, o Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (23/08), às 22h, na TV Alerj reuniu no estúdio o assessor técnico da Superintendência da Pesca no Rio de Janeiro, Alberto Frega, o comandante Flavio Leme, do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, e o presidente da Federação de Agricultura Pecuária e Pesca do Estado, Rodolfo Tavares. A TV Alerj pode ser vista no canal 12 da NET, no Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é o maior consumidor de pescado do país, mas o Estado perde em termos de produção para Pará e Santa Catarina. Dentre os problemas apontados pelos convidados, está a qualificação da mão-de-obra, a atracação de embarcações e o desembarque do pescado e a manutenção dos barcos, que pode chegar a R$ 5 mil por mês. "É angustiante para nós o problema da infraestrutura. O setor primário está carecendo dos investimentos do poder público", diz Rodolfo Tavares.

"Os nossos problemas internos são bem mais difíceis de resolver do que os problemas em alto mar", desabafa Américo Ramos, mestre armador, ouvido pela equipe de jornalismo do programa. A reportagem do Rio em Foco também esteve na Ceasa, que comercializa diariamente 300 toneladas de pescado - sendo que 20 a 30% dessa produção é fluminense. "Para um barco pesqueiro ir para o mar, custa em torno de R$ 20 mil. Isso inclui óleo, gelo... Só de óleo custa R$ 14 mil. Se não tiver condições de o barco trabalhar e trazer uma pescaria acima desse valor, o pescador já está no prejuízo", relata o armador Carlos Ernani Ramos.

Frega aponta algumas soluções para reduzir o custo do processo. "Acredito que exatamente os empreendimentos públicos, o terminal pesqueiro público, o Centro Integrado de Pesca Artesanal, permitem essa redução do custo da cadeia. Isso talvez, no meu entendimento como técnico, seja um dos passos mais importantes do Ministério, reduzir essa cadeia e, consequentemente, reduzir esse processo de aumento de preço por revendas", afirma.

Para os que perderem a exibição, o programa fica disponível no site www.rioemfoco.rj.gov.br a partir de terça-feira (24/08).

SOBRE O RIO EM FOCO

O Rio em  Foco é o programa de TV semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio. Apresentado pela secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha, o programa tem reprises aos sábados, às 17h, e domingos, às 20h. Veja em que canais a TV Alerj é exibida no estado:

Praças TV ALERJ (cidade e canal) via cabo (NET):

NITERÓI (03)
NOVA FRIBURGO (97)
RIO DE JANEIRO (12)
TERESÓPOLIS (41)
TRÊS RIOS (96)
VOLTA REDONDA (13)
ANGRA dos REIS (14)
BARRA MANSA (96)
CABO FRIO (34)