Joias retratam o Caminho do Ouro em Paraty

Peças confeccionadas em ouro e prata fazem parte da exposição de joias e bijuterias que está sendo realizada na Casa de Cultura de Paraty, em comemoração aos 350 anos do Caminho do Ouro. Para aproveitar o evento, o visitante não deve perder tempo, pois as obras estarão expostas somente até o dia 22 de agosto. Clique aqui e veja.

Peças confeccionadas em ouro e prata fazem parte da exposição de joias e bijuterias que está sendo realizada na Casa de Cultura de Paraty, em comemoração aos 350 anos do Caminho do Ouro. Para aproveitar o evento, o visitante não deve perder tempo, pois as obras estarão expostas somente até o dia 22 de agosto.

A coleção trará à lembrança das pessoas a influência do negro e do índio na miscigenação do povo paratiense, a presença marcante da Mata Atlântica e de sua fauna, entre outros ícones que remetem a este bem preservado marco da nossa história.

O evento é uma realização da Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty, em parceria com o Sebrae/RJ e com a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio), por meio do Projeto APL Joia Carioca.

CAMINHO DE OURO

Ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o Caminho do Ouro é a estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, que serviram de escoadouro da produção de ouro que saía do Brasil para Portugal por Paraty, uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII. A estrada real possui papel de destaque na esfera cultural do país.