A Educação é o limite

Para a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, jornalista Geiza Rocha, promover a Educação não é um papel apenas do Estado, mas também da própria sociedade. A resposta para o acesso universal e para fazer as oportunidades chegarem a todos é a tecnologia. Leia o artigo na íntegra e deixe a sua opinião!

Por Geiza Rocha (*)

Em todos os debates que têm sido travados pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, a Educação é tema recorrente. E o desafio, segundo especialistas, está em viabilizar o acesso universal às oportunidades que só ela pode proporcionar. Neste sentido, promover a Educação não é um papel apenas do estado, mas também da sociedade. Como fazer, então, para que estas oportunidades cheguem a todos? A resposta: com tecnologia.

Nos últimos anos, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro tem destinado recursos de seu próprio orçamento para garantir a expansão do ensino à distância no estado. Somam-se a isso a expansão da banda larga, com investimentos maciços do governo estadual para viabilizá-la. Com base nisso, o Fórum, formado pela Alerj e mais 28 entidades da sociedade civil organizada e universidades, está desenvolvendo a Rede de Educação Profissional e Tecnológica Continuada do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da rede é integrar as iniciativas que já estão sendo desenvolvidas pelas entidades que o compõem e orientar um conjunto de projetos de Educação continuada que dê conta das demandas do crescimento econômico do estado.

A idéia é estabelecer um cardápio de disciplinas que desenvolvam as competências necessárias aos indivíduos para que eles possam acessar o mercado de trabalho e preencher as vagas que estão se abrindo nos diversos setores, desde petróleo e gás, até siderurgia, tecnologia da informação e serviços.

Este movimento partiu do princípio de que temos uma oportunidade única e não podemos deixar que ela passe. Nos próximos anos, o estado do Rio de Janeiro vai sediar os principais eventos esportivos do mundo e não só a cidade do Rio, mas toda a região metropolitana estarão no centro das atenções.

É preciso, portanto, estarmos preparados para acessar estas oportunidades e fazer destes eventos um pontapé para a criação de um legado permanente. Está na hora de unir esforços e, por meio da tecnologia, ampliar os limites do desenvolvimento. Os recursos estão disponíveis: temos inteligência, vontade, conteúdo e, principalmente, a plataforma. O primeiro passo será dado no dia 25 de agosto, quando o grupo de trabalho se reunirá para formatar a rede. Vamos em frente!

*Geiza Rocha é jornalista e secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho.