Programa do CNPq visa a cooperação entre países de língua portuguesa

Selecionar propostas nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Antropologia para a realização de atividades de cooperação internacional entre pesquisadores integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é o principal objetivo do lançamento de um edital do CNPq. Clique e saiba mais.

Selecionar propostas nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Antropologia para a realização de atividades de cooperação internacional entre pesquisadores integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é o principal objetivo do lançamento do edital do Programa de Cooperação em Matéria de Ciências Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT).

A intenção do edital é que os estudos contribuam, de forma sustentada, para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países envolvidos (Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Ao todo, serão investidos R$ 800 mil provenientes dos Fundos Setoriais. O proponente deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente e residente no Brasil, além de possuir o título de doutor e ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes. A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet está prevista para 30 de novembro.

Os interessados têm até o dia 15 de setembro para apresentarem propostas ao CNPq, exclusivamente por meio do formulário de propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.


Para saber mais, acesse http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/037.htm