Sebrae recebe medalha por 38 anos de serviços prestados à economia

Entidade, que integra o Fórum de Desenvolvimento do Rio, vem contribuindo para o desenvolvimento da economia fluminense em seus 38 anos de serviços prestados ao País e a aposta nos pequenos negócios, geração de empregos, distribuição de renda e melhoria da vida da população motivaram a entrega, motivando a entrega da premiação.

A contribuição para o desenvolvimento da economia fluminense em seus 38 anos de serviços prestados ao País e a aposta nos pequenos negócios, geração de empregos, distribuição de renda e melhoria da vida da população motivaram a entrega, nesta segunda-feira (16/08), da maior honraria concedida pelo Legislativo fluminense, a Medalha Tiradentes, ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ). Ao entregar a mais importante comenda do estado, o presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Alerj, deputado André Corrêa (PPS), ressaltou a valorização do capital humano pela instituição.

“Essa é uma instituição que tem um capital humano bem articulado. Minha homenagem, mais até que para a instituição, foram aos meus colegas, os técnicos do Sebrae, que fazem acontecer a economia nesse estado dia após dia. São pessoas que têm a capacidade de agregar, de somar”, discursou o parlamentar, que é funcionário licenciado da instituição.

Corrêa completou, afirmando que hoje existem duas formas de distribuir renda no Brasil: “a primeira delas é investir numa educação de qualidade voltada para o empreendedorismo, acho que esse é o grande desafio; o outro ponto é investir na micro e pequena empresa, que distribui renda”. O diretor superintendente do Sebrae, Sérgio Malta, disse estar muito emocionado com o reconhecimento do trabalho de mais de três décadas ao lado do empresariado. “A Alerj tem desempenhado um papel muito importante para criar um quadro favorável às pequenas empresas através da Comissão de Indústria e Comércio e através do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado, que vem estreitando os laços entre as entidades civis e a Casa legislativa”, apontou.

Para Malta, é estimulante criar programas e produtos adequados para “a realização de sonhos”. “Hoje os pequenos negócios representam 99% dos estabelecimentos formais e são responsáveis por cerca de 50% dos empregos de carteira assinada. Em países desenvolvidos, 50% da renda são gerados nas micro e pequenas empresas. Aqui, temos um terço da nossa economia fomentada pela micro e pequena empresas”, disse o superintendente. Representando o governador Sérgio Cabral, a subsecretária de Estado e Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Dulce Ângela, destacou o empreendedorismo de cada um dos funcionários do Sebrae. “A competência da empresa para fazer parcerias é de suma importância. Essas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento do estado. O olhar para a pequena e média empresa é crucial porque são elas que vão dando substância ao crescimento”, frisou.

Estiveram presentes ao evento o deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB-RJ); o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ, Rodolfo Tavares; o presidente do Conselho Regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio de Souza Caetano Alves; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Alcântara, e a presidente do Conselho Empresarial da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Marta Arakaki.

Ouça o deputado André Corrêa.

Texto de Vanessa Schumacker / Alerj