Estudo sobre desenvolvimento econômico da Zona Oeste do Rio será lançado

A Zona Oeste do Rio possui uma área equivalente a um terço do município do Rio de Janeiro e movimenta, no comércio exterior, uma quantia da ordem de R$ 1 bilhão por ano. Se fosse uma cidade, a Zona Oeste seria a segunda mais populosa do estado, estaria entre as cinco que mais arrecadam. Clique aqui e saiba mais.

A Zona Oeste do Rio possui uma área equivalente a um terço do município do Rio de Janeiro e movimenta, no comércio exterior, uma quantia da ordem de R$ 1 bilhão por ano. Se fosse uma cidade, a Zona Oeste seria a segunda mais populosa do estado (São Gonçalo ocupa atualmente a primeira posição, com 950 mil habitantes), estaria entre as cinco que mais arrecadam e seria o município com maior concentração industrial. Os números impressionam ainda mais quando comparados aos indicadores sociais, uns dos mais baixos do estado. Para construir alternativas de crescimento econômico e desenvolvimento social, o Grupo de Economia da Inovação do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro lança, no próximo dia 27 de agosto, o livro Desenvolvimento Econômico Local da Zona Oeste do Rio de Janeiro e de Seu Entorno, na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo, no Rio.

Durante o lançamento um dos organizadores do livro, o professor Mauro Osório, da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, fará uma apresentação. O professor André Urani, do Instituto de Estudos sobre Trabalho e Sociedade (Iets), também participará do evento. O debate será mediado pela organizadora do livro, professora Renata Lèbre La Rovere, professora do Instituto de Economia da UFRJ e pesquisadora do INCT Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento.

O estudo que levou à organização da obra cruzou dados do IBGE e da prefeitura, entrevistou empresários e moradores, e levantou informações de empresas da região. O diagnóstico mostrava que os entraves ao desenvolvimento envolvem questões antigas, como infraestrutura deficiente, problemas de segurança pública, e ausência de uma política de capacitação profissional alinhada com as necessidades das empresas locais. Para alinhavar todas essas esferas, faltava articulação política que direcionasse os esforços e garantisse uma agenda de ações conjunta. No dia 29 de junho de 2009, o estudo foi apresentado no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em evento organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, que reuniu representantes do Governo estadual, prefeitura, parlamentares e acadêmicos, dando o primeiro passo de uma agenda de ações que começava a ser implementada.

A pesquisa foi realizada entre 2007 e 2009 e teve colaboração da Faetec e do Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável (Nucleo Inox). O trabalho confirmou a vocação industrial da Zona Oeste, que já contava com grandes empresas que podiam servir de âncora para a instalação e desenvolvimento de empresas menores, formando uma cadeia de fornecedores, clientes e parceiros. Grandes companhias como Michelin, Gerdau, Falmec e ThyssenKrupp fazem parte do parque industrial da Zona Oeste.

Data: 27 de agosto de 2010
Local: Auditório da Casa da Ciência da UFRJ