Agricultura familiar pode revolucionar a vida no campo

O Rio em Foco visitou a agrovila de Santo Antonio de Pádua, no Noroeste fluminense, onde foi implantada a unidade experimental do Pais - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, e conversou no estúdio com especialistas no tema agricultura familiar. Saiba como assistir o programa pela TV e pela Internet!

Para debater o potencial de crescimento da agricultura familiar, o Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (16), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da Net), visitou a agrovila de Santo Antonio de Pádua, no Noroeste fluminense, onde foi implantada a unidade experimental do Pais - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, e conversou no estúdio com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Alberto Mofati, o perintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, e o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio de Janeiro (Fetag), Oto Santos.

A sustentabilidade da produção, a legalização fundiária e do trabalho agrícola, o acesso ao crédito, a assistência técnica para produzir e escoar a produção, a educação voltada a valorizar o homem do campo, a disseminação da informação e o respeito aos valores e cultura da população rural foram os temas predominantes no programa. "É preciso valorizar o interior do Estado e incorporar visitas e passeios turísticos ao interior, assim como ocorre com as comunidades pacificadas do Rio", disse o secretário Alberto Mofati. Ele também lembrou que, além do PAIS, o Rio de Janeiro tem vários outros projetos para desenvolver a agropecuária, como incentivos fiscais e financiamento a juro zero. Ele ressaltou, ainda, a importância de unir todas as experiências que já vêm sendo desenvolvidas no Estado, principalmente em áreas com concentração de agricultores provenientes da reforma agrária."Os incentivos existem, mas o agricultor tem dificuldade porque não está com o seu pedacinho de terra legalizado, não tem nota fiscal e nem sabe onde ir para conseguir o financiamento. Falta informação”, apontou o presidente da Fetag, Oto Santos.

As duas regiões escolhidas para a implantação do PAIS foram a Noroeste e a Serrana, onde 1.200 pessoas deverão ser beneficiadas ao longo de 2010. "Na Região Serrana, que já tem tradição como produtora de hortaliças, estamos incentivando o cultivo de produtos agrícolas com maior valor agregado, como orgânicos. No início, na experiência piloto, serão contempladas 300 famílias que têm em média quatro pessoas na idade economicamente ativa. As prefeituras e técnicos da Fundação Banco do Brasil e do Sebrae, de comum acordo e seguindo critérios técnicos, vão ao local e escolhem as famílias, que devem ser voluntárias", explica o superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta.

Mas como a informação pode chegar ao agricultor, para que ele possa se beneficiar dos incentivos e novas tecnologias para uma produção sustentável? Principalmente nos últimos anos, a secretaria organizou e está se organizando dentro do Programa Rio Rural, que tem essa vertente da sustentabilidade como o objeto principal da sua ação. O programa tem uma estrutura de informação, um site na Internet, e o site da secretaria. Além disso, fizemos um treinamento para 150 técnicos da Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural] exatamente para que eles entendam a lógica do programa e possam fazer esse trabalho de divulgação junto às comunidades.", explica Mofati.

SOBRE O RIO EM FOCO

O Rio em  Foco é o programa de TV semanal do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio. Apresentado pela secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha, o programa tem reprises aos sábados, às 17h, e domingos, às 20h. A partir da próxima terça-feira (17/08), o programa também estará disponível no site www.rioemfoco.rj.gov.br. Para saber em que canais a TV Alerj pode ser sintonizada no estado do Rio, basta acessar o site www.tvalerj.tv/Sintonia.do.