Feira de São Cristóvão terá passaporte para atrair turistas

Turistas brasileiros e estrangeiros poderão fazer um passeio pelo bairro de São Cristóvão, conhecer a Feira de Tradições Nordestinas e experimentar um almoço típico num dos onze restaurantes que integram a iniciativa. Tudo com o acompanhamento de guias turísticos que apresentarão o bairro histórico. Saiba mais.

Turistas brasileiros e estrangeiros poderão conhecer não apenas as belezas da Cidade Maravilhosa em visita ao Rio de Janeiro, mas também um pedacinho do nordeste. No próximo dia 15, será lançado o Passaporte Nordeste, que dá direito a um passeio com duração de quatro horas, que inclui uma visita à Feira de Tradições Nordestinas, no Pavilhão de São Cristóvão, e um almoço típico num dos 11 restaurantes que integram a iniciativa. Além disso, no caminho, os turistas também conhecerão um pouco mais sobre o bairro de São Cristóvão, onde está localizado o pavilhão que abriga a feira. Um guia apresentará o bairro, que reúne pontos históricos, como a Quinta da Boa Vista, que foi residência oficial das famílias real e imperial.

"O objetivo do Passaporte Nordeste é reforçar a feira como um produto turístico do Rio, por meio do qual os visitantes poderão conhecer mais sobre o Brasil.  Além disso, ao aumentar a visitação à feira, beneficiamos diretamente centenas de micro e pequenos empreendimentos localizados no Pavilhão, que poderão gerar mais negócios e empregos", explica Sergio Malta, diretor-superintendente do Sebrae/RJ.

Depois de conhecer o comércio da feira, os turistas receberão um tíquete e poderão escolher onde comer. Um grupo de restaurantes oferecerá um cardápio padrão, que terá como prato principal o "baião de dois", com opção de carne de sol ou filé de peixe. Além de apreciar a comida nordestina, os turistas poderão assistir aos shows e participar de atividades culturais. O Passaporte Nordeste será comercializado pelo Grupo Pacífica.

Os onze restaurantes que participam do projeto são Asa Branca, Aconchego, Baião de Dois, Campina Grande, Flor do Cajueiro, Barraca da Chiquita, Conexão Mandacaru, Flor do Nordeste, Jerimum, Maria & Getúlio e Rei do Baião.

A iniciativa é do Sebrae/RJ, com consultoria do Instituto Ideias, apoio da Associação dos Feirantes do Centro de Tradições Nordestinas, Prefeitura do Rio, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) e da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).