FLIP e Festival da Pinga movimentam Paraty em agosto

No mês de agosto, Paraty recebe dois grandes eventos culturais que fomentam a economia da cidade. A 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e o XXVIII Festival da Pinga e Produtos Típicos Caiçara esperam reunir na cidade uma média de 20 mil pessoas e levar a 100% a ocupação dos hotéis. Clique e saiba mais.

No mês de agosto, Paraty recebe dois grandes eventos culturais que fomentam a economia da cidade. A 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e o XXVIII Festival da Pinga e Produtos Típicos Caiçara esperam reunir na cidade uma média de 20 mil pessoas e levar a 100% a ocupação dos hotéis.

A edição 2010 da Flip, que acontece de 4 a 8 de agosto, vai homenagear Gilberto Freyre, autor conhecido por seus textos sobre miscigenação e identidade nacional. Dentre suas obras estão os clássicos Casa-Grande & Senzala (1933) e Sobrados e Mucambos (1936).

Já o XXVIII Festival da Pinga e Produtos Típicos Caiçara, que acontece de 19 a 22 de agosto, celebra o produto que tornou a cidade famosa desde os tempos coloniais: a aguardente de cana. O show principal será com Alceu Valença, trazendo um repertório recheado de xotes, maracatus e baiões. A entrada para todas as atividades é de graça e a classificação livre.

SOBRE A FLIP

Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Eric Hobsbawm e Julian Barnes, a primeira Flip, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Nos cinco dias de festa, o são realizados cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes, entre outros, distribuídos em Flip - Programação Principal, Flip - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.

A Flip é realizada pela Associação Casa Azul, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) criada com o objetivo de contribuir para a resolução dos problemas de infraestrutura urbana de Paraty. Além de promover a literatura, potencializa transformações na cidade nas áreas de preservação do patrimônio, educação e infraestrutura urbana.

SOBRE O FESTIVAL DA PINGA


O Festival da Pinga e Produtos Típicos Caiçara é uma das maiores festas dedicadas à aguardente no país. Os engenhos de Paraty são conhecidos por produzirem, de forma totalmente artesanal, uma cachaça de excelente qualidade. Em 2007, a cachaça de Paraty foi a primeira a receber o selo de Indicação Geográfica de Procedência do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

OLALACMSFOTO03OLALACMS Em Paraty existem atualmente sete engenhos produzindo aguardente de excelente qualidade e de forma totalmente artesanal que estarão pressentes com estandes. São eles: Corisco, Coqueiro, Engenho D’Ouro, Paratiana/Mulatinha, Maré Cheia, Murycana e Maria Izabel. Os visitantes podem apreciar antigos e curiosos sabores como a pinga pura (branquinha), envelhecida, caramelada e de banana, além de aproveitar as comidas típicas do local.

Mais que uma real contribuição para a economia do município, que hoje tem na industria do turismo como sua principal fonte de recursos, a pinga significa muito para a comunidade paratiense.

Para mais informações acesse os sites oficiais da Flip e do Festival da Pinga.