Caderno de Turismo do Rio serve de base para curso de guia turístico

Lançado no dia 28 de abril e elaborado pela Alerj, Fecomércio-RJ e Uerj, o Caderno de Turismo do Rio de Janeiro está sendo utilizado como base pelo Curso de Formação de Guias de Turismo Marc Apoio, instituição que realiza cursos no Centro do Rio voltados para as áreas de turismo e hotelaria. Clique aqui e leia mais.

Lançado no dia 28 de abril e elaborado pela Alerj, Fecomércio-RJ e Uerj, o Caderno de Turismo do Rio de Janeiro está sendo utilizado como base pelo Curso de Formação de Guias de Turismo Marc Apoio, instituição que realiza cursos no Centro do Rio voltados para as áreas de turismo e hotelaria. A publicação, fruto dos debates realizados pela Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, agrega dados e quantifica o impacto da atividade turística na economia do estado, e está disponível em formato PDF nos sites da Alerj e do Fórum.

Segundo o professor Jorge Mitidieri, que montou uma apostila com base nas informações da publicação, o Caderno ajuda os alunos a terem uma visão mais ampla das potencialidades turísticas do Estado. "Em minhas aulas, procuro mostrar aos alunos as potencialidades do nosso estado e as diversas possibilidades de trabalho, para que eles não fiquem presos aos pontos turísticos mais óbvios, como Corcovado, Pão de Açúcar e Copacabana", afirma o professor, que solicitou um exemplar da obra após saber pelos jornais do lançamento do Caderno. "Soube do Caderno através de matéria no jornal O Globo, encaminhei um email para o presidente do Fórum, o deputado Jorge Picciani, e tive pronta resposta", conta.

Miditieri explica como fez a apostila. "Com o material do Caderno, elaborei um trabalho mostrando as riquezas do estado. Subdividi o estado em 13 regiões ‘programas’. Essa divisão possibilita que eu dê continuidade ao trabalho, que é a definição dos atrativos em todos os municípios, definindo roteiros e atrações e visando ao desenvolvimento sustentável", diz.

SOBRE A MARC APOIO

Desde 1985, a instituição atua na área de capacitação de pessoas na área de Turismo. Dentre os cursos, o principal é o de formação de Guias de Turismo, direcionado para alunos com o 2º Grau completo, com duração de cinco meses. Além deste há cursos de Guia de Turismo Regional, Nacional e Internacional, Guias Ecológicos, Agentes de Viagem, Operadores, Emissores, Motoristas de Turismo e Animação, entre outros.